Pensar Piauí

Veja: 80% dos brasileiros rejeitam retorno à ditadura

Pesquisa revela ainda que 40% dos entrevistados acreditam na possibilidade do Brasil voltar ao regime opressor

Foto: VejaBolsonaro faz apologia à ditadura desde deputado
Bolsonaro faz apologia à ditadura desde deputado

Uma pesquisa exclusiva VEJA/FSB, que ouviu por telefone 2 000 eleitores de 26 estados e do Distrito Federal entre 29 de novembro e 2 de dezembro, revela que quase 80% dos entrevistados acreditam que a democracia é sempre, ou na maior parte das vezes, o melhor sistema de governo. Apenas 10% apontaram a ditadura como uma alternativa ideal.

O mesmo levantamento, porém, também trouxe um alerta: 40% dos consultados acham que é média, grande ou muito grande a possibilidade de o Brasil virar novamente uma ditadura. Outros 28% acreditam que essa possibilidade é pequena — e só 26% estão razoavelmente tranquilos nesse aspecto.

É também do portal Veja matéria que revela que o cientista político Steven Levitsky, um dos autores do livro Como as Democracias Morrem, considera o presidente Jair Bolsonaro uma ameaça à democracia brasileira. "Ele é uma ameaça à democracia. Já declarou diversas vezes que prefere alternativas autoritárias e apoia algumas violações de direitos básicos. Então, ele é um político autoritário", declarou.

Para o autor, todas as democracias são vulneráveis a demagogos que enfraquecem a democracia. "Como ela demanda uma eleição aberta e incerta, quaisquer pessoas — até os bandidos — podem vencer", observa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS