Pensar Piauí

Vazanteiro de Teresina, 77 anos, pode ficar sem suas terras

Ele mora na comunidade auto-reconhecida Quilombola da Av. Boa Esperança, Bairro São Joaquim, em Teresina

Foto: Esquerda DiárioTerreno de seu Raimundo
Terreno de seu Raimundo

Fonte: OcorreDiário

Seu Raimundo, 77 anos, vazanteiro das margens do rio Parnaíba, na comunidade auto-reconhecida Quilombola da Av. Boa Esperança (Bairro São Joaquim em Teresina), teve novamente suas terras invadidas por advogado e empregados de empresário local, na última segunda (18).

Ainda em 25 de setembro de 2018, seu Raimundo sofreu os primeiros ataques, quando sua terra foi invadida. De lá para cá, muita luta popular e comunitária aconteceu, onde advogados populares da causa afirmam que há uma liminar de março de 2019 favorecendo Seu Raimundo.

Diante dos fatos e já cansado de tanto caminhar por seus direitos Seu Raimundo afirma “tenho 77 anos e nunca imaginei que a cor da pele da gente pudesse fazer tanta diferença”.

Tendo toda a sua plantação destruída, na segunda-feira (18), a mando de um advogado, Seu Raimundo acionou organizações comunitárias para lhe acudir. Representantes do Centro de Defesa Ferreira de Sousa, acompanharam o senhor nesta saga em várias instituições de Segurança e Justiça. 

Foto: Ocorre DiárioPlantação arrancada
Plantação arrancada

Vice-presidente do Centro de Defesa, Maria Lúcia, relata que logo que foi acionada foi até o terreno e depois se dirigiu ao Batalhão da Polícia Militar da região, mas chegando lá foi encaminhada para outros órgãos. Ela, junto com outros moradores, foram até o 7º Distrito e ainda no dia seguinte procurou a Defensoria Pública.

Após essa peregrinação, Lúcia ainda foi na Delegacia da Mulher, pois relata agressões verbais por parte do advogado e empregados que estavam no local derrubando a plantação e construindo um muro no terreno. Segundo Lúcia, contra ela foram ditas palavras impronunciáveis, além de constantes ataques à sua condição de alfabetização, tais como “você sabe pelo menos ler?”

Paulo Sérgio, filho de seu Raimundo afirma, “São dois grupos empresariais que estão tentando intimidar a gente de todas as maneiras. Estão usando suas armas de intimidação, porque sabem que somos pobres e negros. Eles não estão agindo como diz a lei, mas eu ainda acredito na justiça e na lei”

Representantes do Centro de Defesa, afirmam que mesmo após liminar na Justiça garantindo a reintegração de posse a Seu Raimundo, o assédio por parte de vários empresários não cessaram, pois as tentativas de compra do local são constantes. Estes fatos são comuns desde que se instalou na região o Programa Lagoas do Norte, que vem desapropriando os moradores pobres e fortalecendo a especulação imobiliária, favorecendo os ricos da cidade. 

Sobre a História da Região 

Chico Oliveira, respeitado militante do Quilombo da Boa Esperança, lembra que toda região norte era considerada “Quintas”, dominadas por ricos fazendeiros portugueses. “Bastava ter arame farpado para ser dono de terra”. Chico conta que a situação mudou desde que as grandes enchentes começaram a afetar a zona norte “para não saírem no prejuízo, pois não estavam mais conseguindo trabalhar nas vacarias, os fazendeiros começaram a vender as terras e alguns foram indenizados”, diz Chico.

Solidariedade de Classe

Diante dos acontecimentos, movimentos sociais e ativistas de direitos humanos tem mobilizado as redes sociais em busca de apoio a seu Raimundo e à comunidade da Boa Esperança.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS