Pensar Piauí

Vai ao cemitério dia 2? Veja as recomendações

Uma mesma sepultura só deverá receber visita de até 4 pessoas

Foto: Viagora

Cemitério

O Centro de Operações em Emergências (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu uma carta com recomendações a serem seguidas pela população de Teresina na próxima segunda-feira (2), no Dia de Finados. O objetivo é coibir a disseminação do novo coronavírus durante as visitas aos cemitérios no feriado.

O órgão recomendou que a visita para uma mesma sepultura seja de até quatro pessoas, podendo entrar em duplas, mas não ao mesmo tempo. Pessoas com problemas de saúde e crianças não poderão comparecer aos cemitérios.

Não será permitida a entrada de alimentos, coroas ou guirlandas de flores artificiais. Além disso, recomenda-se que os visitantes não devem realizar cumprimentos entre si com abraços, beijos ou apertos de mãos.

“O Dia de Finados é uma data em que, tradicionalmente, ocorre visitação mais intensa aos cemitérios e, consequentemente, pode gerar aglomeração de pessoas e contribuir para aumentar a proliferação do novo coronavírus. Nós ainda nos encontramos em um período de pandemia e todos os cuidados devem ser mantidos para evitar o contágio e o aumento do número de casos e de óbitos por Covid-19 na cidade”, ressaltou a médica infectologista Amparo Salmito.

O COE recomenda:

Utilizar máscaras durante toda a visitação aos cemitérios e não permitir a entrada de pessoas sem o EPI;

Levar uma máscara de reserva, caso haja necessidade de troca;

Levar álcool em gel individual, devendo atentar para o cuidado no manuseio do produto que deve ocorrer longe de velas/fogo para evitar a ocorrência de acidentes;

O cemitério deverá ter entrada e saída em locais diferentes;

Nos cruzeiros (locais onde os visitantes acendem velas e fazem orações), deve ser mantido o distanciamento evitando aglomerações;

ÚLTIMAS NOTÍCIAS