Pensar Piauí

UPA de São Raimundo Nonato está preparada para atender turistas durante Ópera

UPA de São Raimundo Nonato está preparada para atender turistas durante Ópera

Com uma média de 150 atendimentos por dia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato está preparada para receber os turistas, que precisarem de atendimento, durante a Ópera Serra da Capivara, evento do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal e ICMBio e a Fumdham, e que será realizado nos dias 23 a 29 de julho, no Parque Nacional da Serra da Capivara.
Para isso, foi elaborado um plano de ação que contempla reforço na equipe de saúde e o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Avançado(SAMU) e o aéreo.
De acordo com o diretor geral da UPA e também do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, Rogério Castro, a unidade tem pico de atendimentos entre 180 a 200 pacientes por dia, o que demonstra a capacidade de assistência hospitalar. “Contamos com dois médicos plantonistas por dia e vamos colocar mais um para atendimento, durante a Ópera”, afirma.
A UPA de São Raimundo Nonato faz atendimento de urgência e emergência nas áreas clínicas e de traumas, recebendo pacientes de 18 municípios e ainda de demanda espontânea de três municípios da Bahia.
Rede hospitalar
Com a abertura da UPA em janeiro de 2017, o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz passou a atender somente pacientes eletivos e de obstetrícia. Após 24 horas em observação na UPA, se houver necessidade, o paciente é encaminhado para o Hospital e aqueles casos mais graves são regulados sejam para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, ou os hospitais de Teresina.
“A partir da abertura da UPA, o hospital passou a ser retaguarda do serviço de urgência e emergência. Todas as internações passam a ser referenciadas, reguladas, a partir do pronto atendimento. A UPA é um serviço novo e mais estruturado que tem a capacidade de atendimento maior que tinha o pronto socorro do Hospital” diz Rogério Castro.
Outra ação da Secretaria de Estado da Saúde em São Raimundo Nonato será voltada para a assistência às mamães e aos recém-nascidos, com a abertura do Centro de Parto Normal(CPN) e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Comum(UCINCO), que contará com 10 leitos. As obras deverão ser entregues em 2017 e integram a Rede Cegonha, para o fortalecimento na assistência obstétrica.
No CPN, a unidade será voltada para assistência à mulher, com cinco salas para parto humanizado, equipada com banheiras para o trabalho de parto, além de outros equipamentos para o estímulo à evolução do parto, como barra fixa, cavalinho, arco de suporte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS