Pensar Piauí

Universitários italianos recebem apoio da Uespi para projetos culturais em Esperantina

Universitários italianos recebem apoio da Uespi para projetos culturais em Esperantina

Foto: GoogleUniversitários italianos
Universitários italianos
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso Batista, recebeu, nesta segunda-feira (10), a visita de estudantes da Universidade Firenzi, da Itália, juntamente com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi, Raimundo Dutra. O encontro tratou de estabelecer parceria sobre projeto de produções culturais e artísticas em Esperantina-PI.
O projeto será desenvolvido, em um primeiro momento, a partir do dia 12 de abril, por dois estudantes italianos. O intuito maior é formalizar uma instrução sobre o fazer artístico, retratando a memória da cidade, envolvendo arte, cultura e meio ambiente.
O projeto também pretende pincelar paisagens e se aproximar do lugar. O conhecimento teórico e lúdico é colocado na tela e será desenvolvido na comunidade realizando oficinas que aproximem a comunidade.
Nouga Cardoso reforça que a Uespi tem uma importância institucional na iniciativa de propagar para outros alunos e em outras localidades convênios como esse.
Na reunião, estiveram presentes também a diretora de Relações Internacionais da Uespi, Luciana Libório; a vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo; e a professora Assunção Silva, que acompanha os alunos.
Com o convênio, a universidade concederá apoio logístico aos estudantes estrangeiros em relação à locomoção e viabilização de documentação.
O professor Raimundo Dutra ressalta que essa atividade vem fomentar as atividades de extensão da Uespi. “Com essa proposta, teremos estudantes dos cursos de licenciaturas em História e Letras e professores da região norte do estado e de Teresina que atuarão nessa atividade fomentando as diversas expressões e uma articulação do conhecimento que é produzido das riquezas naturais do Piauí no olhar de outros discentes”, acrescentou o pró-reitor.
Para a italiana Cecília Chirillo, aluna do Curso de Artes da Universidade Firenzi, a proposta é uma ocasião de testar os conhecimentos aprendidos na Itália. “Quero entrar em contato com outras pessoas e outras realidades por meio da pintura. Quero dividir meus saberes com alguém que esteja interessado nessa troca”, disse a estudante.
A execução das próximas etapas do projeto prevê que um grupo de cerca de 15 estudantes italianos possam retornar para o intercâmbio artístico em Esperantina, ainda este ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS