Universidades do Piauí vão ofertar mais de 4700 vagas no Sisu do 2º semestre

Inscrições serão abertas no dia 28 de junho e vão até 1º de julho

Foto: DivulgaçãoEstudantes universitários
Estudantes

Agência Brasil - As universidades públicas do Piauí vão ofertar 4.723 vagas na edição do 2º semestre do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As inscrições começam no próximo dia 28 de junho e seguem até o dia 01 de julho na página do Sisu, e são feitas com base na nota dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

São 2.328 vagas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), 1.965 vagas na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e 440 vagas na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar). 

O resultado da chamada regular acontece no dia 06 de julho. Já a matrícula dos candidatos aprovados acontecem de 13 a 18 de julho, nas instituições. 

Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), as vagas são ofertadas para 56 cursos, espalhados nos campis na instituição. O reitor, Evandro Alberto, orienta que os candidatos precisam ficar atentos ao site do Sisu, para acompanhar a movimentação das notas de corte e garantir uma vaga. 

Sisu oferecerá mais de 65,9 mil vagas no Brasil 

O Ministério da Educação informou que a segunda edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferecerá 65.932 vagas para ingresso em 73 instituições públicas de ensino superior. São mais de 2 mil cursos de graduação. 

Os 10 cursos com as maiores ofertas de vagas são, nesta ordem: pedagogia, administração, matemática, ciências biológicas, química, direito, física, medicina, engenharia civil e engenharia elétrica. O total de cursos de graduação com oferta de vagas é de 2.043. Só para medicina são ofertadas 1.583 vagas.

No portal Acesso Único já é possível consultar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Os estados que mais oferecem vagas são o Rio de Janeiro, com 13.249; Minas Gerais, com 8.655; Paraná, com 6.692; e Bahia, com 5.968.

Entre as instituições com mais vagas ofertadas estão Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual da Paraíba.

O Sisu é o processo seletivo pelo qual estudantes concorrem a vagas de instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar desta edição do Sisu, o estudante precisa ter feito o Enem de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não ter participado do Enem na condição de treineiro.