Pensar Piauí

Universidade lança guia gratuito sobre como dar aulas online

UFPB desenvolveu o guia sobre o uso de recursos tecnológicos para docentes da Educação Básica e do Ensino Superior.

Foto: UFPBGuia de Educação Novas Tecnologias
Guia de Educação Novas Tecnologias da UFPB

Fonte: UFPB

Professoras do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus III, em Bananeiras, desenvolveram guia sobre o uso de recursos tecnológicos para docentes da Educação Básica e do Ensino Superior.

As ações descritas no material vão desde adaptações de técnicas de ensino até práticas de produção de conteúdo, como mural virtual, webfólio, escrita coletiva, carta visual, livro digital e stop motion. Outras atividades sugeridas pelo material da UFPB buscam, com as metodologias ativas de ensino, interatividade e engajamento dos estudantes, ao direcionar os professores para os mecanismos de recursos eletrônicos a exemplo de júri simulado, webgincana e jogos digitais.

A iniciativa foi produzida como material didático para o componente curricular de Educação e Novas Tecnologias, do curso de Pedagogia, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus de Bananeiras.

A pesquisadora da UFPB conta que o material foi desenvolvido a partir de práticas pedagógicas que têm o intuito de levar estudantes e professores “a fazerem e a pensarem no que fazer no ambiente de aprendizagem digital”. Nesse sentido, há um conjunto de métodos de ensino e aprendizagem para auxiliá-los.

“Após desenvolvê-lo, queríamos que o guia auxiliasse os demais professores do campus em suas aulas remotas. Foi assim que divulgamos. Temos o laboratório de informática do curso de Pedagogia do CCHSA e os conteúdos advêm das nossas aulas sobre as temáticas, disponíveis em textos que utilizamos para amparar nossa escrita”, destaca Vivian.

Para a professora da UFPB, em tempos de pandemia de Covid-19, os ambientes virtuais de aprendizagem ocupam lugar de importância e o guia da instituição possui conteúdos com opções de tarefas para estudos dirigidos, fóruns e suportes de postagem de videoaulas, imagens, textos e links de materiais externos.

“As redes sociais digitais podem contribuir em atividades de ensino e aprendizagem. Análises críticas de postagens, imagens, charges, memes, cartuns e vídeos alteram os hábitos de consumo de informações apenas com o “curtir” e o “compartilhar”. Além disso, são interessantes espaços de publicação de conteúdos”, pontua a professora.

Confira o guia da UFPB: Guia de Educação e Novas Tecnologias 

.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS