Pensar Piauí

Um transporte público mais seguro para usuários e operadores do sistema

Estão sendo ofertados serviços de promoção à saúde em pontos estratégicos de Teresina

Foto: SetutCampanha #ColetivoSeguro
Campanha #ColetivoSeguro

Com o tema “O mundo mudou e seus hábitos também”, teve início na última segunda (21) em Teresina a campanha #ColetivoSeguro. O objetivo é levar informações de prevenção contra a Covid-19 para toda a sociedade e, assim, ajudar a transformar o transporte público em um espaço mais seguro para usuários e operadores do sistema. As ações ocorrerão inicialmente de 11h30min às 15h, nas praças do Centro da capital: Praça da Bandeira, Saraiva e João Luís Ferreira.

Além de ações informativas de prevenção contra a Covid-19, como a exigência da máscara dentro dos coletivos, está sendo realizada a aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos. A campanha é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) em parceria com o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o SITT (Consórcio Operacional que representa operacionalmente todas as empresas)

De acordo a coordenadora executiva do SETUT, Idina Medeiros, com a redução das medidas restritivas na capital e consequente aumento do fluxo de passageiros no transporte público, é essencial essa abordagem a usuários do transporte público para que fiquem mais atentos aos cuidados que devem ser tomados durante as viagens realizadas. “Nosso objetivo é que o transporte público se torne o mais seguro possível para usuários e colaboradores”, afirmou.

A campanha #ColetivoSeguro segue até o dia 2 de outubro e poderá também ser realizada em outros locais estratégicos. “A campanha pode se estender para algumas estações de maior demanda, como por exemplo, próximo ao Balão da Tabuleta e a da avenida João XXIII”, explica Idina Medeiros.

Outras medidas

Além das ações em praças públicas, o SETUT elaborou outras medidas para ajudar no combate à disseminação do coronavírus. Foram fixados cartazes nos ônibus informando a obrigatoriedade do uso da máscara tanto por passageiros, como operadores.

A higienização dos ônibus também é reforçada diariamente, tanto a limpeza na área externa quanto interna, bem como a sanitização dos veículos por parte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS).

Outra medida adotada para o uso seguro do transporte público é a respeito da circulação do ar. Os veículos estão operando com janelas abertas, mesmo os ônibus com ar-condicionado, para melhorar a circulação. Como a proteção dos colaboradores também é indispensável, são disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de forma sistemática.

Foto: SetutCampanha #ColetivoSeguro
Campanha #ColetivoSeguro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS