Pensar Piauí

Um teste para Arthur Lira

Confira o artigo de Cleber Lourenço, colunista no Cafezinho

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos DeputadosArthur Lira
Arthur Lira

Por Cleber Lourenço, colunista no Cafezinho 

Amanhã será votada o Projeto de Lei 2630 (PL das Fake News) e embora muita gente acredite que esse será um teste para o governo avaliar qual será o tamanho de sua bancada, na verdade será um teste para outro ator muito importante da política.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se envolveu muito mais na tramitação dessa lei e foi quem costurou a urgência da sua votação na semana passada, também defendeu o projeto de lei reiteradas vezes na imprensa e até enquadrou os deputados mais radicais que eram contra a proposta.

Ninguém mais do que ele precisa provar seu poder após perder o orçamento secreto e ver o surgimento de outros blocos partidários na Câmara para fragmentar a sua influência. Seu poder precisa dessa vitória.

E isso não é nenhum demérito, hoje o principal problema das redes sociais é acharem que os “termos de uso” estão acima da legislação, do código penal e até mesmo da Constituição Federal. O que acontece no Discord, acontece as redes sociais, já que todas pensam desta maneira. O PL veio justamente para deixar claro que não é assim.

O governo acompanhará de perto a votação justamente para entender como se dará essa dinâmica e como serão as próximas votações, hoje o Planalto depende, e muito, da boa vontade de Arthur Lira e do presidente do senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se o PL não passar, certamente será uma preocupação do governo que conta com o político alagoano como fiador de suas propostas mais importantes: a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal.

Por isso, se o PL naufragar, o presidente da Câmara precisará se preparar para uma possível rebelião na casa e até mesmo contestação do seu poder, por outro lado, ele dificilmente entraria numa disputa para perder, Lira é um hábil contador de votos.

De qualquer maneira, é inegável que há muito mais em jogo amanhã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS