Pensar Piauí

Um pouquinho da história do balé de Teresina

A bailarina Carla Fonseca fala de sua primeira viagem para um festival de dança fora do Piauí

Foto: whats appBalé de Teresina

 

Por Carla Fonseca, bailarina, no Geléia Total 

Em 1996 fiz a minha primeira viagem para um festival de dança fora do Piauí. O Balé da Cidade de Teresina era dirigido pelo professor Sidh Ribeiro, um grande entusiasta da dança que sonhava em lançar o grupo no cenário nacional. Essa experiência emocionante me marcou em muitos sentidos. Nunca havia saído para tão longe e desconhecia a ideia negativa que os sulistas faziam de nós nordestinos. Alguns perguntavam como conseguimos chegar lá, se haviam academias no Piauí, festivais. Outros ficaram chateados ao nos verem entre os premiados. Era realmente de se admirar que um grupo grande e vindo de tão longe estivesse ali participando de todos os cursos e contagiando a todos com sua alegria.

O elenco da época contava com bailarinos já experientes, como Fernando Freitas, Ivoneide Silva, e com novatos, como eu e Weyla Carvalho. O que nos unia era um espírito de coletividade e amor pela dança. Tínhamos consciência de que não estávamos em nenhum padrão e que mesmo assim poderíamos mostrar a potência do nosso trabalho.

Naquele festival, em São Bernardo do Campo, levamos um pot-pourri de coreografias com vários estilos de dança: moderno, jazz, chorinho, e, com a dança contemporânea, que já começava a fazer parte das nossas ambições. O dia em que apresentamos a coreografia Fuga, do coreógrafo Dongo Monteiro, o teatro estava lotado, em sua grande maioria de profissionais da dança. Foi emocionante! Já havíamos concorrido com outras coreografias mais alegres e essa era de um tema denso, pois trata de saúde mental.

A plateia ficou surpresa. Os jurados elogiaram a performance. No final, as palmas e gritos nos fizeram entender que aquele lugar era nosso também.

Passado o momento de êxtase, olho para meu amigo Cleiton Silva e vejo que estava com uma lesão muscular na coxa. Ele havia se doado na corrida do final da coreografia e o tempo estava muito frio, com temperaturas muito baixas.
Aquele festival me fez entender que é necessário acreditar no que fazemos, na nossa arte, nos nossos artistas. A conquista de vários prêmios foi importante para a consolidação do Balé da Cidade de Teresina como um grupo de representação da cultura da nossa cidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS