Pensar Piauí

Um olhar sobre o 20 de Novembro

Um olhar sobre o 20 de Novembro

A importância do 20 de novembro se dá por toda carga histórica que essa data carrega: desde a morte de Zumbi dos Palmares a todas as lutas por direitos feitas pelo povo negro nas últimas décadas. É uma data que lembra a sociedade de que muita coisa precisa ser feita para se ter igualdade.
Equiparando para os dias de hoje, os desafios que se colocam para a população afro-brasileira resultam de todo um processo de construção social que excluiu pessoas negras desde a época da escravidão. O difícil acesso á educação, o preconceito racial, a intolerância religiosa, a presença de uma maioria da cor negra em comunidades carentes, a erotização e objetificação da mulher negra, o extermínio da juventude negra e tantos outros problemas são um espelho de tudo o que aconteceu no dia 14 de maio de 1888. A “abolição” não trouxe direito algum e sem direitos os negros eram vistos como escória dentro da sociedade. O negro assumir sua cor e sua cultura, a implantação de políticas públicas na zona urbana
e comunidades quilombolas e a conquista de mais espaços representativos são algumas das metas estabelecidas por diversos movimentos sociais atuantes no Piauí e no Brasil. Entre outras está a afirmação da Lei 10.639 que traz a oportunidade do estudo da cultura africana e afro-brasileira.Os processos para que esses direitos sejam conquistados são extremamente árduos. Passa pela falta de representatividade dentro da política até a própria negação por uma parte da sociedade. Mas, com todos os direitos assegurados, a conscientização popular torna a igualdade cada vez mais próxima. O povo negro, acima de tudo, mostra alegria por essa data e mostra que a melhor forma que a humanidade tem de alcançar um bem maior começa pelo respeito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS