Pensar Piauí

'Um lixo': Haddad critica mudanças no Prouni feitas por Bolsonaro

Governo Federal editou o MP que altera o Prouni

Foto: Pt.orgFernando Haddad
Fernando Haddad

 

O ex-prefeito Fernando Haddad, que criou o Programa Universidade para Todos (Prouni) quando foi ministro da Educação, usou as redes sociais para qualificar as mudanças no programa implantadas pelo governo Jair Bolsonaro como "um nojo" e "um lixo".Segundo ele, as alterações - que agora permitem que o programa seja acessado por ex-alunos não bolsistas de escolas privadas -  possibilitam fraudes e mostram a intenção do governo federal em intervir em políticas afirmativas voltadas para os mais pobres. 

“Hoje, por MP, Bolsonaro começa a destruir o Prouni. Um dos programas que eu mais me orgulho de ter concebido, junto com minha companheira Ana Estela. Quase 3 milhões de jovens, pobres, pretos e periféricos beneficiados. A Câmara deveria devolver para o Planalto esse lixo. Nojo!!!”, escreveu Haddad no Twitter.

Em entrevista à coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ele destacou que a MP acabou com a regulamentação das entidades filantrópicas previstas na lei que criou o Prouni e que agora poderão funcionar sem regras objetivas. "É a volta da 'pilantropia', termo que não era usado há décadas no Brasil", disse. 

Em nota, o Palácio do Planalto justificou as mudanças alegando que o objetivo é "ampliar as políticas de inclusão na educação superior, diminuindo a ociosidade na ocupação de vagas antes disponibilizadas e promover o incremento de mecanismos de controle e integridade e a desburocratização”. O texto também destaca que a MP irá alterar a política de reserva de cotas destinadas a negros, indígenas e pessoas com deficiência, mas não detalha como essa mudanças serão feitas. 

"Bolsonaro está mexendo em dois programas que deram certo, o Prouni e a reserva de vagas para pessoas de escolas públicas —e, dentro delas, reservas proporcionais à população negra, parda e indígena de cada região", disse o ex-ministro. 

"O governo diverge do programa? Tudo bem. Que discuta então com o Congresso, onde o Prouni foi aprovado, e não por meio de imposição de uma MP", ressaltou. "O programa foi construído a muitas mãos, durante muitos anos. Foi muito debatido e implantado depois de vencer resistências à direita e à extrema esquerda na sociedade brasileira", diz ele. "Não pode agora sofrer mudanças tão profundas em uma canetada", completou em seguida.


Com informações do Brasil 247

ÚLTIMAS NOTÍCIAS