Pensar Piauí

Um apaixonado por matemátíca

O Nazareno é aquele tipo de pessoa que fala de matemática com enorme prazer, ou seja, seu amor pela matemática é indiscutível!

Foto: Montagem pensarpiauíNazareno Fonteles e Barnabé Pessoa Lima
Nazareno Fonteles e Barnabé Pessoa Lima

 

Por Barnabé Pessoa Lima, professor, no facebook

José Nazareno Cardeal Fonteles, nasceu em Acaraú Ceará, mas é um piauiense de coração.

O Nazareno é aquele tipo de pessoa que fala de matemática com enorme prazer, ou seja, seu amor pela matemática é indiscutível!

O professor Nazareno, se tornou muito conhecido dos teresinenses, antes de se tornar professor do DM-UFPI em 1985, como professor do ensino médio em colégios particulares de Teresina.

A medicina e a política tentaram conquistar o Nazareno, mas não conseguiram. Ele é um apaixonado pela matemática e, hoje depois de aposentado da UFPI, continua dedicado à matemática, estudando matemática, ministrando aulas de matemática e escrevendo livros!

Gostaria de ressaltar que mesmo no exercício da atividade parlamentar, nosso eterno deputado, nunca parou de pensar no bem da matemática em nosso Piauí e no Brasil, vou aqui enumerar dois exemplos, que ilustram isto muito bem:

1. Quando nós do DM-UFPI estávamos empenhados em implantar o mestrado acadêmico em matemática, no âmbito da UFPI, nos deparamos com a seguinte situação: Tínhamos uma produção científica significativa, tínhamos docentes com experiência de orientação, a saber, Xavier tinha orientado 07 alunos de mestrado na UFC. Mas o DM-UFPI não atendia um dos requisitos da CAPES para autorizar o funcionamento do mestrado, era o requisito da estrutura física . Foi aí que o nosso querido Deputado Federal, Nazareno Fonteles entrou em ação.

Destinou recursos à administração da UFPI, através de emenda parlamentar, para construção do prédio onde hoje funciona o mestrado profissional, diante disso, atendemos os requisitos exigidos pela CAPES e o nosso Mestrado Acadêmico foi implantado no início de 2009!

2. Em 2004, o nosso querido DM-UFPI, liderado pelo professor João Xavier, que mobilizou todo o Departamento, para organizar a I Olimpiada de Matemática das Escolas Públicas do Piauí, Foi uma senhora maratona de trabalho, pois bem, a premiação aconteceu no Liceu Piauiense, com a presença do Governador Wellington, do Presidente do IMPA César Camacho, da presidente Suely da Sociedade Brasileira de Matemática, do grande matemático cearense e entusiasta de Olimpiada no Ceará João Lucas e claro nosso deputado federal Nazareno Fonteles!

Desde então, João Xavier, João Lucas, César Camacho Presidente do IMPA e outros começaram a construir projeto de uma olimpíadas nacional das escolas públicas. Nosso deputado foi extremamente importante para convencer o Governo Federal de que o projeto de criação da OBMEP- Olimpiada Brasileira das Escolas Públicas, apresentado pelo IMPA, era viável e importante para a matemática brasileira.

A OBMEP é um sucesso de política pública e a matemática brasileira lhe agradece deputado Nazareno Fonteles.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS