Pensar Piauí

UFPI tem boa avaliação no levantamento realizado pela Times Higher Education (THE)

A entidade britânica é especialista na avaliação comparativa no que diz respeito à qualidade de universidades em todo o mundo

Foto: UFPIUniversidade Federal do Piauí (UFPI) ocupa ótima posição no ranking de 2021
Universidade Federal do Piauí (UFPI) ocupa ótima posição no ranking de 2021

Fonte: Ascom/UFPI 

De acordo a última pesquisa realizada pela Times Higher Education (THE), entidade britânica especialista na avaliação comparativa no que diz respeito à qualidade de universidades em todo o mundo, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) ocupa ótima posição no ranking de 2021.

Outras universidades públicas também tiveram bom desempenho, o que mostra que apesar das dificuldades no ano passado, o esforço coletivo e estratégico no gerenciamento tem gerado bons resultados.

A pesquisa ainda aponta que seis novas instituições, onde quatro estão sediadas no Nordeste, entraram no ranking: Piauí, Juiz de Fora, Sergipe, Maranhão, Paraíba e Uberlândia. Quase todas as universidades destacadas no levantamento são pertencentes à rede federal de ensino, controlada pelo Ministério da Educação.

Ao todo, a THE realizou a avaliação com 1.527 universidades de 93 países. Na última edição, 1.396 instituições, de 92 países, entraram no sistema de avaliação. O Brasil ocupa a posição de sexto país melhor representado no ranking, pois tem 95 universidades federais, 11 estaduais e 6 confessionais e particulares.

Na pesquisa, a entidade leva em consideração alguns critérios, como a qualidade de ensino, pesquisa de ponta, citações de artigos em revistas científicas e intercâmbio de conhecimentos para a indústria, por exemplo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS