Pensar Piauí

Ufpi realiza a 200ª defesa de Mestrado em História do Brasil.

Ufpi realiza a 200ª defesa de Mestrado em História do Brasil.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nessa segunda-feira (02), a solenidade em comemoração à ducentésima defesa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB). A cerimônia aconteceu no Auditório Noé Mendes do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), às 15h.
Após a abertura, foram convidados para compor a mesa durante a solenidade o Magnífico Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Diretora do CCHL, Profa. Dra. Romina Sanches Paradiso; e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, Prof. Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco. Em seu discurso, o Coordenador Edwar Castelo Branco relembrou a efetivação e trajetória do Programa de Mestrado e ressaltou a importância de todos os seus colaboradores.
O Magnífico Reitor declarou a relevância do Programa para a Instituição e seu destaque. "É uma data muito importante. Duzentas dissertações não se defendem em pouco tempo e o Programa de História defendeu em pouco tempo. A média é de 16 dissertações por ano, o que é uma média alta. E isso tem contribuído muito para que a nossa Universidade se projete fora do seu estado. Então, aqui eu quero parabenizar a todos que fazem o Programa de História, a todos os professores, a todos aqueles que passaram pela coordenação e que construíram ao longo do tempo um programa que está, hoje, consolidado", afirmou.
O mestrando Marcelo Gonçalves de Oliveira, que realizou a ducentésima Defesa de Mestrado em História do Brasil, com o tema "Itinerários de um não lugar: Estratégias e táticas na (des) favelização da cidade de Teresina (1969-1999)", também prestigiou a cerimônia e destacou a honra de ser o ducentésimo mestrando a realizar uma defesa por meio do Programa. "Primeiro é um privilégio fazer a ducentésima defesa. Mas também é importante lembrar que atrás desta há outras que possibilitaram, inclusive, que eu pudesse hoje estar aqui. E tomara que venham outras mais, minha expectativa é essa, para que no futuro a gente possa, inclusive, conquistar um Doutorado", disse.
O evento contou ainda com uma homenagem aos colaboradores do PPGHB, dentre eles: o Prof. Dr. Idelmar Gomes Cavalcante Junior, a Profa. Dra. Romina Sanches Paradiso, o Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima, a Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro, o Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento e a Profa. Dra. Terezinha de Jesus Mesquita Queiroz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS