Pensar Piauí

UFPI promove Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação

UFPI promove Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação

Foto: GoogleEncontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação
Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação
É com o intuito de refletir sobre as práticas educacionais no Piauí que o Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) será realizado de forma integrada com o III Seminário Nacional de Administração Educacional, com o tema “A Gestão da Política Nacional de Educação: Desafios Contemporâneos para a Garantia do Direito à Educação”. O encontro será coordenado pela Profa. Dra. Rosana Evangelista da Cruz, do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), e contará com a participação de representantes de quinze universidades brasileiras.
Para a professora, o encontro pretende fomentar a produção cientifica no campo da administração educacional, fortalecer os núcleos de pesquisa das universidades do estado e socializar experiências no campo da gestão educacional. “Estamos em um momento de implantação do atual Plano Nacional da Educação, então a grande meta é a constituição do sistema nacional de educação, e um regime de colaboração onde as uniões de estados e municípios possam colaborar para a garantia ao direito da educação no Brasil”, observa.
A Profa. Dra. Rosana Evangelista da Cruz explica que, para refletir as práticas educacionais no Piauí, é preciso um trabalho em conjunto com as políticas nacionais. “É um movimento que visa fazer a conexão entre o nacional e o local, tanto as políticas realizadas no município quanto no estado. E o objetivo é fazer um aprofundamento sobre a temática central do evento, a gestão e desafios contemporâneos, sempre buscando a discussão teórica e política tanto nas questões epistemológicas quanto nas questões concretas da política educacional que tem sido colocada em curso no Brasil”, ressalta.
A coordenadora conta que o evento terá espaço para apresentação de trabalhos científicos e trabalhos de conclusão de mestrado e doutorado, além da socialização de experiências. “Tem esse formato para a garantia da discussão e socialização de pesquisas e práticas democráticas no campo educacional. E é muito importante, pois consolida nossa participação quanto da Universidade Federal do Piauí no processo de discussão e produção de conhecimento em âmbito nacional. Buscamos consolidar esse evento de forma sistemática no interior da nossa universidade”, conta a Profa. Dra. Rosana Evangelista da Cruz.
O III Seminário Nacional de Administração Educacional acontecerá entre os dias 04 e 06 de maio, nos espaços Rosa dos Ventos e Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento contará com conferencias, mesas redondas, além de apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos da primeira turma do curso de especialização em gestão municipal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS