Pensar Piauí

Uespi realiza pesquisa em importante área de cultivo orgânico do PI

Uespi realiza pesquisa em importante área de cultivo orgânico do PI

Foto: Googleárea de cultivo orgânico
área de cultivo orgânico
Pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí, de Parnaíba, Campus Alexandre Alves de Oliveira, estão fazendo um levantamento pioneiro da produção agrícola do Distrito de Irrigação dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí (DITALPI). Administrada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS), a produção agrícola é em grande parte orgânica e é comercializada para o Brasil e exterior. A previsão é que até maio de 2016 a pesquisa seja concluída.
O DITALPI, localizado entre os municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes, consiste num canal aberto de irrigação de cerca de 10 km, ligado ao rio Parnaíba. Desse canal, foram abertas vias menores para irrigar os 60 lotes espalhados ao longo de uma área de 2.273 hectares. “A parceria do DITALPI com a UESPI é importante porque nos ajuda a entender os processos de produção aqui aplicados, por um viés acadêmico. Dessa forma, podemos ter uma visão apurada e percebermos formas de otimizar a produção”, disse o gerente do DITALPI, Francisco Suassuna.
Segundo a coordenadora do projeto de extensão rural, Profª Drª Aurinete Daienn Borges do Val, não há registros de outras pesquisas sobre a produção agrícola do local. “O DITALPI beneficia 60 produtores, contemplados com os lotes, gerando emprego e renda e também alimentos de qualidade. A produção orgânica de alimentos é uma das principais características do distrito, fato que caracteriza a área como um dos poucos polos de fruticultura orgânica do país”, afirmou.
Foto: Googleárea de cultivo orgânico
área de cultivo orgânico

 

Além de Aurinete, participam da pesquisa as alunas Cleudiane Cabral da Silva, Lanna Letícia Oliveira e o estudante do sétimo bloco de Agronomia, David Felix, que destaca que a pesquisa é importante para apresentar para a população o distrito, sua produção agrícola e seu impacto econômico. “O DITALPI ainda é bastante desconhecido aqui no Piauí. A produção do local é importante porque abastece o comércio da região, além de gerar renda para feirantes e pequenas indústrias”, disse David. O aluno afirma que quase todos os lotes já foram visitados e que, em cada um deles, um questionário foi aplicado contendo perguntas sobre culturas cultivadas, área plantada, se a produção é orgânica ou convencional e dados da produtividade anual.
No local são cultivados coco, uva, goiaba, banana e mamão. Contudo, o principal cultivo é de acerola. Parte da produção é exportada para os Estados Unidos e comercializada também para municípios do Piauí e Ceará. “O avanço e o crescimento da produção agrícola do DITALPI vêm proporcionando um impacto positivo na economia local e no desenvolvimento de técnicas de exploração agrícola até então inéditas na região”, finalizou Aurinete. A pesquisa visa ainda identificar pontos críticos dentro do sistema de produção e orientar ações futuras no sentido de trazer melhorias à produção.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS