Pensar Piauí

Transporte coletivo de Teresina voltará a funcionar parcialmente até o final da semana

Os horários serão definidos de acordo com as ordens de serviço da Superintendência Municipal de Transportes (STRANS).

Foto: Portal G1 PITerminal Itararé, na Zona Sudeste de Teresina — Foto: Lucas Marreiros
Terminal Itararé, na Zona Sudeste de Teresina — Foto: Lucas Marreiros

FONTE: MPT PI

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (SINTETRO) concordou com a proposta feita pelo procurador regional do Trabalho, João Batista Machado Júnior, em videoconferência realizada na última quarta-feira (29). Com isso, até o final desta semana ocorrerá a retomada parcial dos ônibus em Teresina.

Nos horários de pico, 70% da frota estará nas ruas, com funcionamento de no mínimo três horas durante a manhã e no mínimo três horas durante à tarde e à noite (de segunda a sexta-feira nos dois turnos, e no sábado até às 14h). Já nos demais horários, apenas 30% da frota irá atender a população. Os horários serão definidos de acordo com as ordens de serviço da Superintendência Municipal de Transportes (STRANS).

Segundo o procurador João Batista, “a decisão atende o art. 11 da Lei de Greve, que garante a prestação de serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades da comunidade”.

Cumpre lembrar, ainda, que a STRANS poderá continuar com o cadastro de veículos alternativos para a complementação do serviço de transporte coletivo urbano da capital enquanto a greve durar.

Acordo

Em audiência realizada por videoconferência dia 29 de junho, o procurador regional do Trabalho, João Batista Machado Júnior, reuniu-se com representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (SINTETRO). Na audiência, o Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) ouviu as partes e propôs o fim da greve dos motoristas de ônibus da capital, iniciada em maio.

O procurador regional sugeriu que fosse acatada a proposta de manutenção do salário de dezembro de 2019 aos trabalhadores, antes da redução determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), sem ticket-alimentação e plano de saúde, com a ressalva de se tratar de uma supressão momentânea. João Batista Júnior aguardou até esta quarta-feira (01/07) para que as partes se manifestassem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS