Pensar Piauí

"Tesão na geladeira" - tenha um na terça-feira

Terça será o dia que o escritor Wellington Soares, lança um livro com contos minimalistas

Foto: Wellington SoaresLançamento de Livro Tesão na Geladeira
Lançamento de Livro Tesão na Geladeira

Tesão na geladeira é o quarto livro de contos do escritor piauiense Wellington Soares. O autor fará um dia de autógrafo na Livraria Anchieta, da av. Nossa Senhora de Fátima, próxima terça-feira (27), das 8h às 12h e das 15h às 20h. Assim, evita aglomeração e recebe os amigos no horário mais conveniente deles.  

Seja pelas narrativas instigantes, que fisga o leitor de imediato, seja pelas memórias de infância ou pelas histórias de paixão (rompimentos, encontros e desencontros), Tesão na geladeira oferece o mundo urbano de Teresina em 20 minicontos, expressos em linguagem sucinta e simples. Afinal, o que importa é o essencial, de que o menos é mais, sem os excessos de praxe.  

Wellington é autor de oito livros, entre eles Linguagem dos sentidos (1991/contos), que marca sua estreia literária na ficção; Maçã profanada (2003/contos), o mais aclamado pela crítica; O dia em que quase namorei a Xuxa (2013/crônicas), de maior tiragem e Cu é lindo & outras histórias (2016/contos e crônicas), que até hoje gera grande polêmica no mercado editorial. 

O autor é formado em Letras pela Ufpi e professor de linguagens no Ensino Médio, além de curador da Balada Literária no Piauí. Sua obra perpassa o conto e a crônica, mantendo uma literatura contundente que, “longe de assepsiar a vida, desfere um soco no estômago do leitor”, como define o próprio escritor. 

O livreto, com capa de Irineu Santiago e projeto gráfico de Alcides Júnior, é dedicado a dois amigos diletos, escritores e agitadores culturais que, como Wellington, partilham da inquietude de uma escrita lancinante e politizada: o pernambucano Marcelino Freire, idealizador da Balada Literária em São Paulo, e o paranaense Nelson Maca, curador do mesmo evento em Salvador (BA).   

Já na apresentação da obra, Ricardo Ramos Filho, neto do escritor Graciliano Ramos, avisa ao leitor: “estamos diante de um tesão de literatura! Prepare-se para ser fisgado por essa leitura, em um mergulho fluido, que lhe manterá alheio ao entorno e entregue ao ritmo especial da escrita.” 

Foto: Wellington SoaresWellington Soares
Wellington Soares

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS