Pensar Piauí

Terremoto deixa mais de 1.300 mortos e 5 mil feridos na Turquia e na Síria; Veja estragos

Especialistas dizem esse ter sido um dos terremotos mais fortes da última década na região

Foto: ReproduçãoImagens após o terremoto
Imagens após o terremoto

Na noite do domingo (5), um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria. Ao menos 1.300 pessoas morreram e outras 5 mil ficaram feridas após a tragédia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade às vítimas.

Especialistas dizem esse ter sido um dos terremotos mais fortes da última década na região, que fica sobre várias placas tectônicas. O tremor foi tão grande que pode ser sentido também no Chipre, Líbano, Beitute e Israel.

Segundo Fuat Oktay, vice-presidente da Turquia, ao menos 912 pessoas morreram no país. Autoridades de Diyarbakir afirmaram que 17 edifícios colapsaram e que há registro de pessoas presas nos escombros. Em Malatya, foram mais de cem edifícios atingidos.

Na Síria, de acordo com autoridades, o terremoto causou mais de 320 mortes. O regime relatou desabamentos nas cidades de Aleppo, Hama e na capital Damasco. A autoridade turca responsável por administrar desastres e emergências mediu o tremor em 7,4 e atestou que a origem se deu perto da cidade de Kahramanmaras. O terremoto teve duração de cerca de um minuto e destruiu diversas construções.

Equipes de resgate foram enviadas pelas autoridades turcas juntamente com o fornecimento de aeronaves para a região ao redor da cidade de Kahramanmaras, enquanto declaravam um “alarme de nível 4” que pedia assistência internacional.

Vídeos da cidade em ruínas após o incidente circulam na internet. Nas imagens, pode-se ver o momento exato em que um edifício cai, após ter sua estrutura abalada pelo terremoto. Confira:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade às vítimas do terremoto de grande magnitude que devastou a Turquia e a Síria, na manhã desta segunda-feira (6).

Com informações do Dcm e Metrópoles

ÚLTIMAS NOTÍCIAS