Pensar Piauí

Teresina terá Grito dos Excluídos dia 07

Foto: DivulgaçãoGrito dos Excluídos 2019
Grito dos Excluídos 2019

Os movimentos sociais e sindicais do Piauí deverão se reunir no próximo dia 07 de setembro, paralelo às comemorações pela Independência do Brasil, para a 25ª edição do Gritos dos Excluídos, a partir das 7h,  com concentração no pátio da Assembleia Legislativa do Piauí. A mobilização está sendo convocada pela Central Única dos Trabalhadores no Piauí, que compõe o Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas, e pela Arquidiocese de Teresina.

Com o lema: "Este Sistema Não Vale. Lutamos por Justiça, Direitos e Liberdade", o ato reúne movimentos sociais, indígenas, quilombolas, setores progressistas de Igrejas, universidades, intelectuais e simpatizantes com as causas sociais. Segundo a organização, a temática para esse ano faz referência ao que ocorreu em Brumadinho e Mariana (MG) no início desse ano. “O Grito vai trazer também uma reflexão sobre a busca do lucro em detrimento da vida e do meio ambiente. É preciso olhar, sobretudo para a realidade das pessoas que mais sofrem as consequências de um sistema que impede a vida com dignidade em nome do acúmulo cada vez maior do capital. E, juntos, lutarmos por justiça, direitos e liberdade”, explica Adonias Moura, um dos organizadores do ato.

Os movimentos sindicais denunciarão o aumento do desemprego em consequência das medidas do governo Bolsonaro, como os cortes de investimentos e retirada de direitos que paralisaram a economia, aliada às medidas destruidoras do meio ambiente e focadas no lucro devastador de corporações.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) aposta na data para fazer uma grande mobilização em defesa da educação brasileira. Os estudantes vão para as ruas em defesa da autonomia universitária, em repúdio ao programa recém-lançado pelo Governo Federal chamado Future-se, contra a provatização e sucateamento das universidades, pela valorização do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pela devolução das bolsas do CNPq (pesquisa científica), em defesa da Amazônia e da democracia.

Foto: DivulgaçãoGrito dos Excluídos 2019
Grito dos Excluídos 2019
Foto: DivulgaçãoGrito dos Excluídos 2019
Grito dos Excluídos 2019

ÚLTIMAS NOTÍCIAS