Pensar Piauí

Teresina foi a capital com melhor índice de isolamento social neste sábado (08)

São informações da Prefeitura Municipal de Teresina

Foto: Prefeitura de TeresinaÍndice
Índice

 

O índice de isolamento social voltou a subir em Teresina, registrando 48,6% neste sábado (08), o que colocou a cidade em primeiro lugar no ranking das capitais. A segunda colocada foi Rio Branco, com 42,63%, uma diferença de aproximadamente seis pontos a menos. A taxa de ontem em Teresina também se manteve no mesmo patamar em comparação ao sábado anterior, onde se registrou 49,2%.

O isolamento social havia sofrido baixa nos dias úteis desta semana, oscilando entre 37 e 41%, o que pode ser associado com o início da segunda etapa da Fase 2 de reabertura das atividades econômicas, onde voltaram a funcionar shoppings e centros comerciais, na última segunda-feira. Para aumentar os percentuais durante esse processo de retomada da economia, a Prefeitura tem aplicado nos finais de semana medidas restritivas mais rígidas para as atividades econômicas. Estão autorizados a funcionar apenas farmácias e drogarias, serviços de saúde, serviços de segurança e vigilância, serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha, órgãos e profissionais de comunicação e situações comprovadas de urgências e emergências.

As informações dos índices são da startup InLoco, que faz o georreferenciamento de smartphones em cidades de todo o território nacional. Os dados também mostram o isolamento social por zonas da cidade. A região que mais respeitou as determinações para ficar em casa foi a zona centro-norte, com um índice de 49,67%, seguida da região sul, com 48,98%. Em terceiro lugar ficou a leste, com 46,87%, e por último ficou a zona sudeste, com um percentual de 46,84%.

Já com relação aos bairros e localidades, os que mais respeitaram o isolamento social em Teresina foram a área da Frei Serafim (56,3%), Primavera (55,85%), Nova Brasília (55,6%) e Olarias (54,3%). Já os bairros que apresentaram os menores percentuais foram Parque Jacinta (37%), Embrapa (39,4%), Pedra Mole (41,83%) e Cristo Rei (41,9%).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS