Pensar Piauí

Tempo louco: calor de 43°C, inundação e chuva de granizo

Dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Foto: Montagem Pensar PiauíTempo louco: calor de 43°C, inundação e chuva de granizo
Tempo louco: calor de 43°C, inundação e chuva de granizo

O mês de setembro tem sido marcado por uma onda de calor excepcional em todo o Brasil, resultando em recordes de temperatura para o ano em diversas regiões.

E das 24 cidades listadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com as temperaturas mais elevadas de 2023, 21 delas alcançaram suas máximas durante o atual mês. Dentre elas três cidades do Piauí;  Oeiras com 42,4 ° C, Bom Jesus do Piauí com 41,5 ° C e Floriano com 41,5 ° C. Oeiras atingiu a terceira maior temperatura do país. 

Por outro lado outras cidades do Piauí estão sendo surpreendidas com chuva em pleno B-R-O-Bró

Alguns municípios tiveram chuva nessa terça-feira (26) e quarta-feira (27). Em Itaueira, a 347 km de Teresina, teve até chuva de granizo.

Em Corrente, no Sul do Piauí, a chuva começou na madrugada e se estende pela tarde de hoje. Segundo o site Climatempo.com, há sol com algumas nuvens e chuva passageira de 10mm durante o dia. A noite a previsão é de tempo firme.

Em Alto Longá, a 77 km de Teresina, teve chuva forte e vendavais.  Já em Campo Maior, a 88 km da capital, as ruas ficaram alagadas.

Foto: ReproduçãoChuva com ventos fortes em Campo Maior
Chuva com ventos fortes em Campo Maior

 

De acordo com o climatologista da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, as chuvas neste período não são incomuns e ocorrem devido a formação de nuvens neste período e devido as altas temperaturas. 

Um morador de Itaueira registrou o momento em que choveu granizo na região:

 

Porto Alegre sob ameaça de inundação

Hoje pela manhã o nível do Guaíba, em Porto Alegre, apresentou elevação após a chuva dos últimos dias. Alguns trechos da Orla do Guaíba foram invadidos pela água. Entre eles, áreas de passeio e espaços dedicados para a prática de exercícios físicos. Além da chuva, há rajadas de vento, em razão da formação de um novo ciclone extratropical que passa pela costa do RS.

A Defesa Civil do RS emitiu um alerta. De acordo com a instituição, o Guaíba deve atingir o nível de inundação "nas próximas horas". O comunicado, emitido por volta das 7h desta quarta-feira, é válido por 24 horas.

Foto: DivulgaçãoPorto Alegre
Porto Alegre

 

Cidade de São Paulo tem chuva de granizo

Diferentes regiões da cidade de São Paulo estão registrando chuva de granizo na tarde desta quarta-feira (27). Às 15h05, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura colocou toda a capital em estado de atenção para alagamentos.

Desde o dia 17 de setembro, os termômetros da cidade vêm marcando temperaturas máximas acima de 30°C. No domingo, a capital chegou a registrar a quinta maior temperatura de sua história, 36,5°C.

Moradores da Zona Oeste relataram que, apesar da chuva, o calor segue intenso, fazendo com que as pedras de gelo derretam rapidamente.

Foto: Fábio Tito/g1Chuva de granizo em Pinheiros, na Zona Oeste de SP
Chuva de granizo em Pinheiros, na Zona Oeste de SP

 

Contudo, a chegada de uma frente fria dará uma pausa nas altas temperaturas já no final desta quarta. Ela também é a responsável pelo cenário de queda de granizo, chuva forte, rajadas de vento e raios.

Também houve registro de chuva forte em Carapicuíba, na Grande São Paulo.

 

Com informações do G1 , G1 SP e Piauí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS