Meio Ambiente

Tempestades devem atingir RS hoje e amanhã com ventos de até 100 km/h

Regiões Central, Metropolitana, Sul, Litoral Sul, Fronteira Oeste, Vales, Noroeste e Campanha são afetadas


Foto: Prefeitura de Santa Cruz do SulPessoas são resgatadas de barco em Santa Cruz do Sul.
Pessoas são resgatadas de barco em Santa Cruz do Sul.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo aviso que preocupa o Rio Grande do Sul, que já atravessa uma tragédia climática e humana desde o início do mês. Segundo o órgão, novas tempestades devem atingir o estado entre esta quarta-feira (22/5) e a manhã de quinta (23/5). O aviso destaca a possibilidade de chuva de até 100mm, vento de até 100 km/h e queda de granizo.

O instituto também ressalta o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Entre as cidades destacadas pelo alerta estão Bagé, na Campanha;  Canguçu, no Sul; Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo; e Nova Palma, na Região Central, entre outras.

Em caso de rajadas de vento, a orientação dos órgãos de segurança é de que a população não se abrigue embaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Os outros dois alertas, divulgados também nesta quarta-feira, amarelo laranja, eram válidos até as 12h e destacavam municípios localizados no Sul, no Litoral Sul, na Campanha, no Centro, na  Fronteira Oeste e no Noroeste. 

Com informações do GZH

Deixe sua opinião: