Pensar Piauí

Tal qual o pensarpiaui, a Prefeitura de Teresina quer posicionamento de entidades médicas

Firmino pediu posicionamento da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Sociedade Brasileira de Infectologia, CFM e CRM

Foto: G1Firmino Filho
Firmino Filho

 

Ontem, publicamos aqui no pensarpiaui duas materias sobre protocolos no tratamento da covid-19. 

A primeira foi: O Conselho Regional de Medicina e a polêmica de médicos piauienses 

E a segunda: Estão trocando o artigo científico por lives na internet 

No primeiro trabalho através de video é cobrado do CRM e outras organizações médicas um posicionamento sobre a polêmica instaurada no Piauí. 

Claro, CRM e CFM, no início da pandemia, já tinham emitido parecer sobre o uso da hidroxcloroquina. 

O problema é que um grupo de médicos do Piauí começou a usar a internet e outros meios de comunicação para propagandear um tratamento para a covid-19 baseado em indicações da médica piauiense radicada na Espanha, Marina Bucar e usando experiencia da cidade de Floriano como exemplo de sucesso. 

A discussão levantada pelo grupo de médicos do Piauí tomou volume a ponto de Floriano ter recebido a visita de uma Ministra de Estado e o assunto ter se judicializado. Sim, o Ministério Público Federal impetrou ação civil pública para que o Estado do Piauí e o município de Teresina adotassem o Protocolo Covid-19 com a adoção dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina para os pacientes infectados com o novo coronavírus, sob pena de pagamento de multa. 

Ainda ontem, a prefeitura de Teresina se comunicou através de oficios assinados pelo prefeito Firmino Filho com a  Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Sociedade Brasileira de Infectologia, Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Piauí. 

Os quatro documentos tem o mesmo teor. O prefeito faz o histórico da situação e termina solicitando das entidades posicionamento sobre a situação e qual posição, dentro de critérios médicos e cientificos, a prefeitura deve seguir. 

Portanto, a cobrança que o pensarpiaui fez ao CRM e ao CFM está corretissima. A prefeitura de Teresina também pede a eles e a outras organizações médicas um posicionamento a respeito do assunto. 

Sobre esta polêmica o Governo do Estado do Piauí emitiu posição através de nota. Confira: 

Foto: CCOMNota do Governo
Nota do Governo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS