Pensar Piauí

Surto coletivo acomete 26 alunos em Recife; Samu aponta “crise de ansiedade”

Os estudantes de um colégio estadual sofreram com falta de ar, tremor e crise de choro, e precisaram de socorro

Foto: Reprodução/WhatsApp26 alunos passaram mal devido à crises de ansiedade
26 alunos passaram mal devido à crises de ansiedade

Estudantes da Escola Estadual Ageu Magalhães, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, passaram mal, na tarde desta sexta-feira (8). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou ao fazer o atendimento que todos os 26 alunos passavam por crise de ansiedade.

Os adolescentes sentiam falta de ar, tremor e crise de choro. Nenhum dos 26 estudantes precisou ser levado para o hospital.

Em nota, o Samu informou que o socorro aos alunos foi prestado por 16 profissionais em seis ambulâncias e duas motocicletas “Os jovens apresentaram sudorese, saturação baixa e taquicardia, foram atendidos no local e não precisaram de remoção para unidades de saúde”.

A mãe de um dos estudantes, a comerciante Luciana Amorim, de 42 anos, contou ao portal G1 que ficou assustada quando o filho contou o que aconteceu na escola.

“Ele contou que tinha vários alunos passando mal e que estavam dizendo que era crise de ansiedade. Havia alunos deitados, tremendo, desmaiados”, disse.

De acordo com a psicóloga Anna Paula Avelar, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ouvida pelo portal G1, é impossível não relacionar a crise de ansiedade coletiva a pandemia da Covid-19.

“Um gatilho acionou uma crise de ansiedade coletiva. Em qualquer situação de crise social muito severa, isso pode acontecer. Essa volta às escolas foi como se tivesse sido um período de férias, mas não foi. Foi uma parada grave, uma crise social grave. Então, não existe um fator único”, detalhou.

A psicóloga lembrou que os estudantes ficaram muito tempo longe da escola, assistindo aula de casa, fazendo provas remotamente e que, agora, eles voltaram a ser cobrados na intensidade pré-pandemia e que isso pode ter relação com o surto coletivo.

“Essa volta não foi gradual e essas cobranças não foram graduais. Alguma situação específica pode funcionar como um gatilho. Vivemos uma pandemia e esses estudantes voltaram a ter aulas e serem cobrados como antes, após quase dois anos fortemente privados desse convívio social”, disse.

Por nota, a Secretaria de Educação e Esportes informou que os estudantes receberam atendimento médico na unidade escolar e foram liberados após a chegada dos pais ou responsáveis.

Sinais de crise de ansiedade

A ansiedade é uma emoção universal, inerente à vida humana, ou seja, não conseguimos deixar de senti-la, porém, quando em excesso pode resultar em prejuízos para no nosso bem-estar e saúde. Muitas vezes, as crises de ansiedade manifestam-se em sintomas físicos intensos que a pessoa chegar a pensar que está morrendo.

Alguns dos sinas da crise de ansiedade são:

Taquicardia

Tremor

Sudorese

Falta de ar

Adormecimento de partes do corpo

Enjoo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS