Pensar Piauí

Superbactéria mata jovem em SC: ‘Ponto de entrada foi uma acne', diz mãe

Dâmilly Beatriz da Graça, de 18 anos, estudava biomedicina em Blumenau

Foto: Reprodução/redes sociaisDâmilly Beatriz da Graça, de 18 anos
Dâmilly Beatriz da Graça, de 18 anos

A jovem Dâmilly Beatriz da Graça, de 18 anos, morreu na última segunda-feira (12), na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, após contrair complicações por uma infecção causada pela superbactéria Staphylococcus aureus MRSA. 

A informação foi divulgada pela mãe da jovem, Daniela Veiga, em publicação nas redes sociais. “A minha filha foi atingida por uma bactéria extremamente agressiva e de difícil reversão (Staphylococcus aureus MRSA). O ponto de entrada da bactéria foi uma acne que ela tinha no rosto”, disse.

 Daniela Veiga afirmou que a bactéria gerou uma infecção generalizada e ocasionou a falência múltipla dos órgãos. “A família tem total confiança e agradece muito a equipe do hospital. Os profissionais não mediram esforços na tentativa de reversão do quadro. Com muita agilidade desde a chegada ao hospital no domingo rapidamente direcionando para a UTI, até o momento do seu óbito, na segunda”, desabafou a mãe da jovem.

Dâmilly Beatriz da Graça era estudante de biomedicina na Universidade Regional de Blumenau (Furb). A instituição lamentou a morte da jovem.


Neto de Lula 

Arthur Lula da Silva, de 7 anos, neto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), morreu em 2019 por uma infecção generalizada causada pela bactéria Staphylococcus aureus, a mesma que matou a jovem de Santa Catarina. 

O que é Staphylococus aureus?

A Staphylococcus aureus é chamada de superbactéria porque é resistente à antibióticos e está na lista dos mais perigosos para a saúde humana divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Na lista da OMS, ela está em prioridade alta, por ser resistente à meticilina, antibiótico que trata infecções hospitalares graves, no coração e pele e partes moles. A superbactéria também é resistente à vancomicina, medicamento indicado para infecção generalizada, óssea, pneumonia e outros tipos. ,

Como Staphylococcus aureus é transmitida

A superbactéria é frequente em infecções hospitalares, mas no caso de Dâmilly, a doença foi adquirida a partir de uma infecção cutânea, ou seja, a partir da acne que ela desenvolveu no rosto. Segundo a secretaria de Saúde de São Paulo, a transmissão da superbactéria ocorre principalmente quando há ferimentos nas mãos ou outras lesões purulentas ou pela tosse e espirros. 

Outra fonte de contaminação são as superfícies e equipamentos contaminados podem ser também a causa de intoxicações. Além disso, é possível se contaminar por alimentos manipulados incorretamente ou por ingerir leite produzido por animais com mastite. 

Quais os sintomas da superbactéria

A superbactéria em geral causa infecções de pele. Em casos mais graves, pode ocorrer desidratação, dor de cabeça, dores musculares e alteração na pressão. Caso não seja identificado de maneira rápida e eficaz, a super bactéria pode evoluir e ocasionar pneumonia, inflamação no coração (endocardite) e infecção óssea (osteomielite). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS