Pensar Piauí

SOS Yanomami: Lula vai visitar indígenas em Roraima neste sábado

Acompanhado de dois ministros, presidente vai cuidar de questões relacionadas à desnutrição de crianças indígenas

Foto: Reprodução/agência BrasilYanomamis
Indígenas Yanomami

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nessa sexta-feira (20) que vai viajar para Roraima neste sábado (21) para acompanhar a situação de desnutrição de crianças Yanomami.

Nas redes sociais, Lula afirmou que o governo federal oferecerá suporte e que uma equipe vai atuar para garantir a vida das crianças indígenas.


O governador Antônio Denarium (PP) confirmou a ida do presidente ao estado. Também nas redes sociais, o político escreveu:

“O presidente Lula estará em visita oficial a Roraima neste sábado para visitar as estruturas de atendimento à saúde indígena, de responsabilidade do governo federal”.

Viagem para Roraima

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também viajará ao estado.

“Visitaremos amanhã a Terra Indígena Yanomami para uma ação interministerial de emergência. Nossos parentes Yanomami enfrentam uma crise humanitária e sanitária. É inadmissível ver nossos parente morrerem de desnutrição e fome”, escreveu ela no Twitter.

Ela também afirmou que sua pasta “tomará medidas urgentes em torno desta crise humanitária imposta contra nossos povos”.


Além de Guajajara, o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, também acompanhará o presidente.


A viagem foi decidida depois de uma reunião no Palácio do Planalto entre Lula, Dias, Guajajara e as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e da Gestão, Esther Dweck.

Ainda de acordo com a publicação, Lula pediu ajuda das Forças Armadas para visitar aldeias de indígenas Yanomamis, que estariam isolados, passando fome e cercados por garimpeiros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS