Pensar Piauí

Síndrome de Ménière: Saiba o que é a doença de padre Fábio de Melo

Após imagens com o rosto inchado circularem nas redes sociais, o padre decidiu falar sobre a doença crônica que o acompanha há uma década

Foto: DivulgaçãoPadre Fábio de Melo
Padre Fábio de Melo

Yahoo - A aparição do padre Fábio de Melo com o rosto inchado no programa "Altas Horas", da TV Globo, fez fiéis e fãs especularem se o religioso teria se submetido a uma harmonização facial. Para esclarecer a situação, o líder católico afirmou que o inchaço é resultado do uso de corticoides. O padre revelou que há dez anos foi diagnosticado com a Síndrome de Ménière, uma doença rara que afeta a região dos ouvidos. O remédio ajuda a controlar a doença.

A revelação foi feita ao colunista Bruno Tálamo, do jornal O Dia. A Síndrome de Ménière está relacionada com o excesso de líquido no ouvido interno. A dilatação do sistema linfático está dilatado pode prejudicar a drenagem da endolinfa (líquido que envolve a audição e a estrutura do equilíbrio). A doença afeta normalmente pessoas entre 40 e 50 anos, mas pode também aparecer ainda na infância ou após os 60 anos

As causas já conhecidas da Síndrome de Ménière são alergias, condições genéticas, otite média crônica e outras inflamações nos ouvidos, otosclerose (comprometimento da estrutura vestibular), distúrbio do metabolismo dos carboidratos (hipoglicemia ou hiperglicemia) e traumas na região do ouvido.

Os principais sintomas da Síndrome de Ménière são:

Vertigem (tontura rotatória);

Perda auditiva;

Zumbido;

Pressão no ouvido

O padre Fábio de Melo contou que o único sintoma que apresentou até o momento foi a perda de audição do ouvido esquerdo nas regiões graves.

A Academia Americana de Otolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço estabeleceu os seguintes critérios para o diagnóstico da Síndrome de Ménière:

Duas ou mais crises de vertigem rotatória com duração mínima de 20 minutos;

Diminuição da audição registrada pela audiometria;

Zumbido ou pressão no ouvido.

Alguns exames de imagem ajudam a estabelecer o diagnóstico diferencial com outras síndromes de vertigem, que exigem tratamento específico.

Não há cura para esta doença. O tratamento consiste no alívio dos sintomas e é feito com remédios diuréticos e antivertiginosos, além da uma dieta balanceada, com pouco sódio (para reduzir o acúmulo de líquido no ouvido). Casos as intervenções não surtam efeito, o paciente pode ser submetido a uma cirurgia que corta o nervo vestibular. No entanto, o melhor tratamento deverá ser determinado pelo médico que acompanha o caso.

Uso de corticoide

Padre Fábio de Melo revelou que fez uso de corticoides "em doses altíssimas" durante quase dois anos para tratar a Síndrome de Ménière — 60 ml nos dias "normais" e 80 ml nos dias de crise.

Um dos efeitos colaterais do uso de corticoides é a retenção hídrica no corpo, que causa o aspecto de inchaço no rosto.

O líder católico contou que recentemente precisou retomar o uso de corticoides devido uma crise de sinusite que teve durante a viagem à Turquia. Quando gravou o programa "Altas Horas", Fábio de Melo não estava mais tomando a medicação, porém afirmou ainda estar sofrendo os efeitos colaterais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS