Pensar Piauí

Seu Abraão morre aos 91 anos em Teresina

O suco vendido em seu estabelecimento ficou conhecido como "o melhor suco de Teresina"

Foto: Meio Norteseu Abraão
seu Abraão

Meionorte.com - Abraão da Silva Gama, mais conhecido como Seu Abraão, morreu nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (19), aos 91 anos, em Teresina. A informação do falecimento foi confirmada ao meionorte.com pela Dona Graça, caixa do estabelecimento do comerciante, que é conhecido como “Suco do Seu Abraão”, no Centro da capital. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas a suspeita é de que tenha sido por complicações causadas pela covid-19.

Abraão da Silva, nasceu na cidade maranhense de São João dos Patos, chegou a Teresina na década de 1940, tendo garantido o seu sustento e de sua família sempre com a venda de seu produto. A vida do comerciante foi marcada pela dedicação de Abraão em seu ramo comercial, que começou com caldo de cana e depois na venda de sucos e lanches.

O tradicional suco bem gelado era vendido há mais de 60 anos e faz muito sucesso em Teresina. Todos os dias são vendidos 600 litros de suco, sendo 200 litros só de cajá, o preferido da clientela. É com a venda dos sucos que o empresário ajuda diversas pessoas e seus funcionários. A história de Seu Abraão é tão conhecida que serviu de inspiração para a historiadora Elaine Amorim fazer um livro que usou como o seu trabalho de conclusão de curso. 

Com a pesquisa sobre a vida do comerciante, Elaine descobriu alguns causos. O comerciante casou com uma mulher 15 anos mais velha, não se importou com essa questão de idade, naquele período ele quebrou esse tabu. Outra curiosidade descoberta, foi que seu Abrahão trabalhou no assoalhamento da Ponte Metálica, cartão postal da cidade de Teresina. A história do empresário e seu empreendimento também virou música, numa produção da banda piauiense Mano Crispin.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS