Pensar Piauí

Semana Nacional dos Museus

Semana Nacional dos Museus

Na próxima quarta-feira (18), é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Para celebrar a data, anualmente é realizada a Semana Nacional de Museus, que na 14ª edição traz como tema “Museus e paisagens culturais”. No Piauí, museus e casas de cultura em seis municípios montaram programação especial para a semana. Em Teresina, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes vai resgatar o projeto “O Museu vai às escolas” e levar aos alunos de duas escolas a importante contribuição desse espaço para o patrimônio histórico e cultural do Piauí.
“Essa é uma data muito importante para todos os museus, que ganham mais visibilidade. É uma data para chamar a atenção do público, que participa mais das ações desenvolvidas nos museus. Participamos de todas as semanas. Neste ano, como o Museu do Piauí está fechado temporariamente para reforma, decidimos promover essa ação educativa em duas escolas”, explica a coordenadora do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, Dora Medeiros.
Na quarta-feira (18), a ação será no Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense, a partir das 9h. Na quinta (19), é a vez da Unidade EscolarProf. Wall Ferraz receber a programação, a partir das 15h. Vale lembrar que as ações educativas serão ministradas pelos professores do Programa Educativo “Museu a outra sala”, resultado de um convênio entre assecretarias estaduais da Cultura e da Educação e coordenado pelo Museu do Piauí.
Em Teresina, outros espaços vão comemorar a data. O Museu Ozildo Albano, em Picos, também vai lembrar a data com atividades que começam no dia 18 e se estendem até 21 de maio. Na abertura, tem a exposição “Rio Guaribas – retratos de um passado promissor”, além de feira de artesanato e apresentações culturais, a partir das 16h. Pela manhã, tem visita guiada ao museu.
No dia 19, das 8 às 14h, tem oficina de grafite, ministrada por Ted Rap. No mesmo dia, a partir das 15h30, tem o bate-papo “O grafite e a paisagem cultural urbana”. Para fechar a programação, no dia 21, a partir das 8h, tem uma ação educativa com o objetivo de revitalizar a mata ciliar de um trecho do Rio Guaribas, no perímetro urbano de Picos.
Museu Ozildo Albano, em Picos. (Foto: Ascom Secult)Além de Teresina e Picos, há ações em Oeiras, Parnaíba, Pimenteiras e Valença. Quem quiser conhecer a programação completa pode acessar a página do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram (www.museus.gov.br).
Semana de Museus
O tema da 14ª Semana de Museus foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para as comemorações do Dia Internacional de Museus. Este será também o tema da 24ª Conferência Geral do Icom, a ser realizada em Milão, de 3 a 9 de julho. Para ilustrar o tema, o Ibram escolheu uma obra de Candido Portinari: Pipas, de 1941. A composição da obra representa uma paisagem ao ar livre e pipas no céu. Ela sugere uma relação entre território e cultura e, ao mesmo tempo, enfatiza o ambiente como espaço das relações humanas. Os locais externos abrigam comunidades, suas identidades e memórias, sendo, portanto, objetos de atuação do museu quanto a sua preservação, qualificação e dinamização.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS