Pensar Piauí

Candidato do PSDB, Kleber Montezuma, talvez nem vá ao 2º turno

Batista Honório analisou resultado da pesquisa do Ibope sobre a disputa eleitoral para prefeitura

Foto: Reproduçao TV ClubeOs quatro candidatos mais citados
Os quatro candidatos mais citados

O segundo turno nas eleiçoes municipais de Teresina está praticamente confirmado. A análise é do estatístico piauiense Batista Honório, ao examinar o resultado da pesquisa do Ibope sobre a intenção de voto dos eleitores para prefeito da capital.

"Dr. Pessoa vai chegar ao dia 15 na frente. Não há como os demais candidatos crescerem a ponto de tomar sua liderança. Ainda não temos como prever se quem vai disputar o segundo turno com ele será Kléber Montezuma ou Fábio Abreu", afirma o estatístico.

Segundo a pesquisa, divulgada pela TV Clube nesta sexta-feira (16), Dr. Pessoa (MDB) tem 34% das intenções de votos, seguido por Kleber Montezuma (PSDB): 18%, Fábio Abreu (PL): 16%, Fábio Novo (PT): 6%, Major Diego Melo (Patriota): 2%, Gessy Fonseca (PSC): 1%, Lourdes Melo (PCO): 1%, Simone Pereira (PSD): 1%, Fábio Sérvio (PROS): 1%, Lucineide Barros (PSOL): 0%, Mário Rogério (Cidadania): 0% e Pedro Laurentino (UP): 0%.

Batista Honório acrescenta que o canidato do PT, Fábio Novo, que está com 8%, vai ganhar mais força na reta final e deve ter pelo menos 15% dos votos válidos. "Acompanho as eleições municipais em Teresina desde 2000 e os candidatos do PT sempre crescem no final da campanha", diz o especialista.

Disseram que votarão em branco ou nulo 10% dos entrevistados, e não sabe ou não responderam, 9%. O nome do candidato Gervásio Santos (PSTU) não foi citado pelos entrevistados.

Rejeição
A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:

Fábio Abreu (PL): 25%
Kleber Montezuma (PSDB): 22%
Lourdes Melo (PCO): 21%
Dr. Pessoa (MDB): 14%
Fábio Novo (PT): 14%
Pedro Laurentino (UP): 9%
Gervásio Santos (PSTU): 8%
Major Diego Melo (Patriota): 8%
Simone Pereira (PSD): 7%
Gessy Fonseca (PSC): 6%
Mário Rogério (Cidadania): 6%
Fábio Sérvio (Pros): 5%
Lucineide Barros (PSOL): 5%
Poderiam votar em todos: 5%
Não sabem ou preferem não opinar: 14%

Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%.

A pesquisa tem uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e ouviu  602 eleitores em Teresina. Foi realizada de 14 a 16 de outubro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí com o número 05564/2020.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS