Pensar Piauí

Seduc abre inscrição para oficina do Saepi

Seduc abre inscrição para oficina do Saepi

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu nesta sexta-feira (26) o período de inscrições para a Oficina de Apropriação de Resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) 2017, que acontecerá nos dias 04 e 05 de abril. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de fevereiro.
A capacitação objetiva utilizar conceitos, métodos e uso dos resultados das avaliações, obtidos no Saepi em 2017, aos gestores para utilização dos dados oficiais em busca de melhorar o padrão de educação implantado no Estado.
A oficina usará metodologia semelhante ao modelo para a obtenção de resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB,) nas escolas da rede estadual. Tem como público-alvo professores das disciplinas de língua portuguesa e matemática.
A secretária da Educação, Rejane Dias, destaca que a oficina irá permitir aos profissionais de educação, utilizar os indicadores para trabalhar ações nas salas de aula, por meio da formação melhorar os indicadores e o acompanhamento do desempenho dos alunos.
"É importante estarmos atualizados e repassando aos coordenadores pedagógicos, diretores e professores toda a devolutiva com base dos dados do Saepi (2017). Com a posse desses dados, será possível otimizar as intervenções precisas no ensino e aprendizagem dos alunos, analisar quais ferramentas especificas os professores poderão utilizar para melhorar o ensino das escolas", observa Rejane Dias.
A 7ª edição do SAEPI foi realizada em novembro de 2017 e avaliou 136 mil alunos em 581 escolas da rede pública estadual. Por meio de testes cognitivos, o SAEPI avalia a qualidade do ensino e o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental (6° e 9º ano) e ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série), das 21 Gerências Regionais de Educação, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS