Pensar Piauí

Secretário da Cultura de SP parte para cima do vereador do PT tentando agressão

Sá Leitão se revoltou ao ser questionado sobre cortes na pasta, que colocam em risco a sobrevivência do Conservatório Dramático e Musical da cidade

Foto: Brasil de FatoTentativa de agressão
Tentativa de agressão

BDF - O secretário da Cultura de São Paulo (SP), Sérgio Sá Leitão, partiu para cima do vereador Eduardo Sallum (PT) durante reunião na manhã desta terça-feira (19) no município de Tatuí (SP), a 130 km da capital paulista.

Imagens divulgadas pela assessoria de Sallum mostram que Sá Leitão se revoltou ao ser questionado sobre cortes na pasta, que colocam em risco a sobrevivência do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, referência em produção e difusão musical no país. Só não houve agressão porque outros participantes da reunião impediram que o secretário chegasse até o vereador.

Além de secretário, Sá Leitão foi ministro da Cultura no governo Michel Temer (MDB).

Há mais de dez anos, os governos paulistas, liderados pelo PSDB, iniciaram um processo gradativo de privatização, transferindo a gestão do Conservatório do Estado para organizações sociais (OS).

Desde o início do governo João Doria (PSDB), o Conservatório vem sendo alvo de desmonte, desinvestimento e demissões. O curso de choro, referência internacional no estudo do primeiro gênero musical urbano do Brasil, está prestes a fechar as portas.

Quando a gestão era 100% pública, o Conservatório de Tatuí chegou a ser considerado o maior da América Latina.

Segundo Sallum, a defasagem no orçamento chega a mais de 90% nos últimos 10 anos. O vereador de Tatuí registrou boletim de ocorrência (BO) por volta das 12h55.

O Brasil de Fato entrou em contato com a Secretaria de Cultura para comentar o caso. A pasta respondeu por meio de nota.

Confira na íntegra:

"O Secretário da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, foi agredido verbalmente, ofendido e ameaçado nesta terça-feira (19) pelo vereador de Tatuí, Eduardo Sallum, do Partido dos Trabalhadores (PT), durante reunião na Prefeitura da cidade. Em resposta, o secretário se defendeu veementemente e exigiu que a conversa fosse realizada com respeito e civilidade, como estava sendo até a intervenção do parlamentar. As ofensas começaram quando o secretário questionou um número equivocado sobre o orçamento da Secretaria que havia sido mencionado pelo vereador Eduardo Sallum. 

'Lamento profundamente que o extremismo da esquerda tenha interrompido uma reunião produtiva de trabalho. A gestão pública e o atendimento à população não podem ser prejudicados por ações de interesse partidário', diz Sérgio. 

A reunião em Tatuí, cidade onde fica a sede do Conservatório de Tatuí, instituição de formação musical do Governo do Estado de São Paulo, teve a participação do prefeito da cidade, Miguel Lopes Cardoso Junior (Professor Miguel), secretários municipais e de vereadores. Ao final da reunião, Sérgio Sá Leitão recebeu um pedido de desculpas do prefeito, presidente da Câmara e demais vereadores."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS