Pensar Piauí

Sebastião Salgado encerra a carreira de fotógrafo

O brasileiro disse ao The Guardian que anos de trabalho em ambientes hostis cobraram seu preço e é hora de encerrar o dia

Foto: Sebastião SalgadoSebastião Salgado e sua obra
Sebastião Salgado e sua obra

O jornalista Fernando Morais publicou a poucos instantes em seu facebook:

O lendário fotógrafo Sebastião Salgado anunciou sua aposentadoria das filmagens em campo. O brasileiro de 80 anos disse ao The Guardian que anos de trabalho em ambientes hostis cobraram seu preço e é hora de encerrar o dia. “Eu sei que não viverei muito mais tempo. Mas não quero viver muito mais. Já vivi tanta coisa e vi tantas coisas”, diz Salgado. O jornal britânico noticia que Salgado ainda está saudável; ele é capaz de caminhar ou andar de bicicleta vários quilômetros por dia. Mas é hora de ele parar de embarcar em projetos.

Salgado sofre de uma doença sanguínea resultante da malária que contraiu enquanto estava na Indonésia e também tem um problema na coluna vertebral causado por uma mina terrestre que explodiu um veículo em que viajava durante a guerra de independência de Moçambique em 1974.

Claro que Salgado não precisa tirar fotos em campo para se manter ocupado. Ele agora é o editor de seu próprio arquivo importante, que pode conter quase um milhão de fotos. E no ano passado foi anunciado que ele receberia o prêmio Outstanding Contribution to Photography do Sony World Photography Awards 2024. Isso significa que ele está ocupado se preparando para a exposição na Somerset House de Londres, em abril. Ele também está trabalhando com o Museu Wende, em Los Angeles, em um projeto sobre trabalhadores que documentou na então União Soviética. E há outro projeto em que ele está envolvido com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Mas muitos ficarão desapontados ao saber que não haverá novas fotos de Salgado. Até recentemente, ele criava imagens incríveis; por exemplo, seu projeto Amazônia, lançado em 2021, apresentava fotos maravilhosas de tribos na Amazônia. Salgado nasceu em 1944 em Aimorés, Brasil, e só iniciou uma carreira em tempo integral na fotografia em 1973, quando tinha 29 anos. Ele é influenciado por sua formação no Brasil, marcada pela grande extensão da natureza e pelo céu aberto. Ingressou na Magnum Photos em 1979, saindo em 1994 para fundar sua própria agência, a Amazonas Images, com sua esposa Lélia Wanick Salgado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS