Pensar Piauí

Saúde mental e população surda na pauta da Prefeitura de Teresina

A Prefeitura está prestando serviços para a população na parte psicológica e na inclusão dos deficientes auditivos durante a pandemia.

Foto: Prefeitura de TeresinaIsabel Karine
Isabel Karine

O isolamento social, medida necessária para conter a disseminação do novo coronavírus, o medo e a insegurança causados pela Covid-19 podem trazer efeitos nocivos na saúde mental da população. Pensando nisso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está prestando serviços de utilidade pública para ajudar a população na parte psicológica, durante o período da pandemia.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforçou os serviços de saúde mental, por meio da implantação do teleatendimento para facilitar o acesso para a população não precisar sair de casa. Estão sendo disponibilizadas consultas psicológicas do Alô Saúde Teresina e o serviço específico voltado para servidores da instituição. Além disso, manteve a assistência nos sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e também o Provida, para atender pessoas com ideação suicida.

A partir deste mês de julho, a Prefeitura de Teresina disponibiliza outro serviço importante para a inclusão de deficientes auditivos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina passa a levar informações sobre a Covid-19 para a população surda. Trata-se da nova versão do projeto Libras na Saúde, que irá disponibilizar vídeos sobre a pandemia em Libras no canal “FMS Teresina” do Youtube e no Instagram @samuteresina.

Para mais informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura seguem os vídeos da gerente de Saúde Mental da FMS, Isabel Karine, e da servidora do SAMU e professora de idiomas, Patrícia Marques.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS