Pensar Piauí

Saúde convoca população a se vacinar contra Influenza

Saúde convoca população a se vacinar contra Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano começou no dia 17 de abril e com mais de 20 dias do início da campanha, o Piauí está com cobertura vacinal de pouco mais de 12,5%. Faz-se necessário que os municípios, para os quais já foram distribuídos mais de 70% das doses previstas, façam a inclusão dos dados referentes à aplicação das doses no site do SI-PNI DATASUS.
O Ministério da Saúde repassa as doses para a Saúde do Estado, que por sua vez redistribui proporcionalmente aos municípios, que ficam responsáveis pela vacinação da população e alimentação do sistema sobre dados vacinais.
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, tem tomado providências em relação à baixa cobertura vacinal registrada. Foi solicitado apoio junto ao Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) para articulação com os municípios, além de também criar grupos de contato com todos os responsáveis pela alimentação do sistema nos municípios.
“Acreditamos que as vacinas estão sendo aplicadas, mas faz-se necessário a inserção dos dados no site de informações. Já recebemos cinco das sete etapas das doses previstas para distribuição pelo Ministério da Saúde e esperamos que depois do dia D da campanha, 13 de maio, o número de pessoas vacinadas aumente consideravelmente”, disse Thalysse Henna, coordenadora de Imunização do Estado. A campanha se estende até dia 26 de maio.
Neste ano, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A população deve procurar os postos de vacinação dos seus municípios.
Também serão incluídos para a vacinação da 19ª Campanha professores das escolas públicas e privadas, aumentando o leque de cobertura vacinal. O público alvo, portanto, representará aproximadamente 60 milhões de pessoas em todo o Brasil, tendo como meta atingir 90% da população nos grupos elegíveis para a vacinação. O Piauí receberá do Ministério da Saúde 884.300 doses da vacina para cobertura estadual, divididas em sete remessas que serão distribuídas pelas Regionais de Saúde para que sejam repassadas aos municípios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS