Pensar Piauí

Sancionada lei que permite agendamento de consultas e exames do SUS por telefone

A lei, de autoria da vereadora Elzuila Calisto (PT)

Foto: ReproduçãoElzuila Calisto (PT)
Elzuila Calisto (PT)

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou a lei que permite a confirmação ou agendamento de consultas e exames em clínicas credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A lei, de autoria da vereadora Elzuila Calisto (PT), proporciona aos usuários com consultas devidamente autorizadas pelo sistema de regulação mais agilidade no atendimento, caso optem por serem atendidos por telefone. O projeto de lei foi aprovado em junho na Câmara Municipal e aguardava sanção. 

Segundo Elzuila Calisto, o objetivo é agilizar os atendimentos e levar mais conforto aos usuários. “O agendamento das consultas já autorizadas por telefone otimizará tempo, recursos financeiros e logísticos, assim como irá diminuir o número de consultas não utilizadas por falta do referido acesso. Muitas vezes o usuário não possui condições físicas e/ou financeiras para comparecer aos locais de pré-agendamento. É desnecessário esse agendamento presencial, uma vez que a pessoa já passou pelo processo natural de regulação”, explicou. 

A vereadora também afirma que a proposta aponta para um suporte viável e prático, que visa trazer benefícios para o usuário e para a o sistema de regulação, uma vez que os serviços ficam comprometidos quando o usuário que não conseguiu concluir a consulta ou exames por falta de condições de comparecer presencialmente para o agendamento buscará novamente a regulação, aumentando a fila de espera para os atendimentos.

Com informaçõe da Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS