Rússia e governo do Paraná assinam acordo para produção de vacina
O acordo é sobre a produção da vacina Sputnik V, contra a Covid-19

O Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo) assinou nesta quarta-feira (12) um acordo para a produção da vacina russa contra a Covid-19, chamada Sputnik V.
"Como parte do acordo de cooperação estratégica firmado, o RFPI, junto com empresas farmacêuticas do estado do Paraná, está organizando a produção da vacina Sputnik V e sua distribuição no Brasil e demais países da América Latina", diz o comunicado do órgão russo.
O presidente do fundo russo, Kirill Dmitriev, e o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, participaram da cerimônia online da assinatura do acordo.
"Em um futuro próximo, o RFPI e o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya estarão prontos para fornecer ao Instituto de Tecnologia do Estado do Paraná [Tecpar] os resultados de testes clínicos da vacina e os protocolos tecnológicos para sua produção", acrescentou o RFPI.
O presidente do RFPI, Kirill Dimitriev, destacou que a Rússia vê um "grande interesse dos parceiros brasileiros na experiência russa no combate ao coronavírus, inclusive em relação à primeira vacina contra o coronavírus registrada no mundo".
"O Brasil é um dos cinco principais países prontos para garantir a produção da vacina russa Sputnik V. Estamos confiantes na alta segurança e eficácia da vacina Sputnik V e esperamos uma rápida aprovação da vacina pela regulação brasileira", disse Dmitriev.
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na última terça-feira (11) o registro da primeira vacina russa contra a Covid-19, descrevendo-a como "um passo muito importante para o mundo".
VEJA TAMBÉM:
“O Brasil deve se organizar em torno do voto popular” – Franklin Martins
Deixe sua opinião: