Pensar Piauí

Regina defende diálogo entre governadores e Bolsonaro para viabilizar piso da enfermagem

Falou em sacrifícios na máquina pública e adiantou que o Governo do Estado deve tentar negociar com os profissionais de enfermagem para cumprir o piso

Foto: Reprodução/Gabriel PaulinoRegina Sousa
Regina Sousa

 

A governadora Regina Sousa (PT) defendeu nesta quarta-feira (07) que o presidente Jair Bolsonaro (PT) convoque uma reunião com governadores para avaliar a viabilidade dos estados pagarem o novo piso salarial para os profissionais da enfermagem. A lei que estabeleceu o reajuste foi suspensa por 60 dias após liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar de destacar o impacto na folha, a governadora  disse ser contra a revogação da lei e avaliou ser possível encontrar uma solução para o problema instalado. 

A governadora falou em sacrifícios na máquina pública e adiantou que o Governo do Estado deve tentar negociar com os profissionais de enfermagem para cumprir o piso estabelecido. 

Apesar de destacar que o Congresso Nacional é soberano, Regina criticou a forma e o momento em que lei foi instituída pelo Governo Federal, antes da eleição deste ano e após os estados sofrerem perdas na arrecadação devido ao teto do ICMS. 

“Foi o Sindicato de Hospitais que entrou com a ação, eu acho que quase ninguém pode pagar. Mas o caminho é achar uma saída, porque normalmente, quando eu era senadora e fazíamos uma lei, tínhamos que dizer de onde é que sairia o dinheiro, inclusive, se o governo federal vai complementar. Essa lei foi feita na época eleitoral e não teve esses cuidados”, analisou a chefe do Executivo. 

Com informações do Cidade Verde 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS