Pensar Piauí

Reajuste da Educação

Reajuste da Educação

Foto: GoogleReajuste da Educação
Reajuste da Educação
Em reunião marcada pelo governador Wellington Dias na tarde de ontem (quinta-feira, 11), ficou acertado um reajuste da ordem de 11,36% no piso dos professores da rede estadual de ensino. As atenções do governo também se estendem aos servidores administrativos da educação no tocante ao seu reenquadramento cujo regulamento já é previsto em Lei.
Mas, vale lembrar que houve desde o ano passado um descumprimento da Lei que rege o reenquadramento desses mesmos servidores administrativos da educação. O que o Sinte-PI quer ouvir do governo do Estado é um posicionamento mais convincente quanto a uma proposta salarial melhorada para os professores e um tratamento mais claro quanto à questão dos servidores administrativos.
Abaixo seguem publicações da Coordenadoria de Comunicação do Estado (Ccom-PI) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-PI), que tecem seus respectivos relatos quanto ao “Reajuste da Educação”.
Governo propõe reajuste de 11,36% para professores
Com informações da Ccom
O governador Wellington Dias apresentou a proposta de reajuste salarial de 11,36% para professores da rede estadual de ensino, pago em três parcelas. A proposta foi apresentada nessa quinta-feira (11), em audiência no Palácio de Karnak, a representantes do Sindicato de Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí (Sinte-PI) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Participaram do encontro a secretária da Educação, Rejane Dias; os secretários da Administração, Franzé Silva; da Fazenda, Rafael Fonteles, e o secretário de Governo, Merlong Solano.
O Estado já paga acima do piso nacional dos professores e a proposta de reajuste é um esforço para que não haja prejuízo no ano letivo, mesmo com a conjuntura atual do país. Na oportunidade, o governador enfatizou que a equipe de governo esteve debruçada sobre o tema para encontrar as alternativas que viabilizem o pagamento do piso.
“O Estado vai cancelar investimentos para conseguir pagar esse reajuste. O objeto é evitar uma greve na educação e prejuízos para os alunos, obedecendo ao limite financeiro. Esperamos chegar ao entendimento de que essa é a proposta viável para o Estado, parcelar em até três vezes o reajuste de 2016”, garante o chefe do executivo.
Wellington disse que até o final da semana deve enviar ao Sindicato uma proposta que também alcance os trabalhadores das áreas administrativas e técnicos. Segundo ele, o cronograma de reajuste geral do Estado deve acompanhar as receitas e deve ser analisado para que seja tomada uma decisão com responsabilidade.
A secretária da Educação, Rejane Dias, disse que as escolas estão preparadas para receber os alunos e espera que não haja atraso maior do que uma semana. “O governador Wellington Dias já garantiu o pagamento com o reajuste de 11,36% e a forma como vai se dar esse pagamento é o que está em negociação. Esperamos que seja resolvido logo na segunda-feira (15), pois todos os esforços estão concentrados para que não haja prejuízos ao calendário escolar. No ano passado, começamos com muitas dificuldades e fomos organizando e reorganizando todo o sistema de Educação. Queremos começar o ano letivo dentro do prazo”, destacou Rejane.
Segundo a presidente do Sinte-PI, Odeni de Jesus, a proposta será levada para assembleia na próxima segunda-feira (15), às 8h, no Teatro de Arena. “Ouvimos a proposta do governador e levaremos para a apreciação da categoria”,completa a presidente.
Greve na educação começa dia 15/02
Com informações do Sinte-PI
O SINTE-PI participou no final da tarde desta quinta-feira (11) de uma reunião de urgência convocada pelo governador Wellington Dias no Palácio de Karnak, com a presença de seus secretários para tratar do reajuste dos trabalhadores em educação.
A reunião contou com a presença dos diretores do SINTE-PI, do governador Wellington Dias, Secretários de Educação Rejane Dias, Administração Franzé Silva, e Fazenda Rafael Fonteles, além de assessores e procuradores do estado.
A proposta do governo do estado para tentar evitar a greve uma greve na educação foi pagar o reajuste do Piso dos professores de 11,36% em três parcelas a serem pagas em janeiro, agosto e dezembro/2016. Para os administrativos que na última reunião não foi apresentada nenhuma proposta, o governo se comprometeu em sentar com os secretários e rever a lei que regulamenta o reenquadramento dos servidores.
Ainda sobre o reajuste dos administrativos, os dirigentes do SINTE-PI recordaram que desde o ano passado houve um descumprimento de lei aprovada que previa um reenquadramento, e que a partir dele haveria um reajuste nas classes dos administrativos de nível médio e superior, o que daria uma melhoria nos salários desse segmento.
O SINTE-PI se colocou a disposição do governo do estado para nova negociação, onde o governo possa apresentar uma proposta melhorada para os professores e a sanção da lei dos administrativos.
Dia 15 de fevereiro, a partir das 9 horas está mantida a assembleia geral no Teatro de Arena, onde a categoria deverá apreciar as propostas e deliberar sobre os rumos da greve, e às 10 horas acontece um ATO Nacional coma participação de vários sindicatos da federação e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, para reforçar o coro e denunciar os estados que não estão cumprindo o piso dos professores, contrários às Organizações Sociais (OSs) nos órgãos públicos e contra a militarização das escolas públicas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS