Política

Rafael Fonteles parabeniza Nazareno pelo aniversário

O pré-candidato a governador do Piauí homenageou o pai através das redes sociais

  • quarta-feira, 4 de maio de 2022

Foto: FacebookRafael Fonteles e Nazareno Fonteles
Rafael Fonteles e Nazareno Fonteles

Nesta quarta-feira (4), comemora-se o aniversário de Nazareno Fonteles, 68 anos. Nazareno é médico, político e professor, com uma longa história política no Piauí. O petista também é pai do pré-candidato a governador, Rafael Fonteles (PT).

Foto: FacebookRafael Fonteles, Nazareno e os netos
Rafael Fonteles, Nazareno e os netos

Rafael fez homenagem ao pai através das redes sociais e o parabenizou por mais um ano de vida. 

Veja a homenagem: 

Quando falo no meu pai, a principal palavra que vem na cabeça é exemplo. Exemplo de pai, de marido, professor, médico,...

Posted by Rafael Fonteles on Wednesday, May 4, 2022


Filho de José Arimateia Fonteles e Maria Margarida da Silva Fonteles, Nazareno formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Piauí, instituição da qual é professor, tem especialização em Bioengenharia pela Universidade de São Paulo e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará.

Ex-diretor da Central Única dos Trabalhadores e membro do Conselho Regional de Medicina do Piauí, figura entre os membros fundadores do PT no estado, no qual é filiado desde 1985.

Em 1986 foi candidato a governador do Piauí num pleito polarizado entre Alberto Silva e Freitas Neto obtendo cerca de três por cento dos votos válidos. Em 1988, foi eleito primeiro suplente de vereadorde Teresina, convocado para o exercício parlamentar em razão de licenças do titular, o também professor universitário Antônio José Medeiros. No ano de 1990 tornou-se o primeiro deputado estadual eleito pelo PT no Piauí e repetiu a candidatura a governador em 1994 obtendo quinze por cento dos votos válidos, não chegando ao segundo turno. Candidato a prefeito de Teresina em 1996, ficou em terceiro lugar, posição que repetiria em 1998, quando foi candidato a senador.

Alguns anos depois, em 5 de agosto de 2003, assumiu o mandato de deputado federal, após o falecimento de Francisca Trindade. Nesse meio-tempo foi secretário de Saúde do governo Wellington Dias, sendo reeleito deputado federal em 2006. 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: