Pensar Piauí

Rafael Fonteles e Wellington discutem com movimentos estudantis propostas para melhorar futuro dos jovens

Fonteles defendeu o protagonismo da juventude, porque, segundo ele, são os mais afetados por políticas desastrosas, como as vivenciadas hoje no Brasil

Foto: divulgaçãoRafael Fonteles e jovens
Rafael Fonteles e jovens

Os pré-candidatos do PT a governador, Rafael Fonteles, e a senador, Wellington Dias, participaram na quarta-feira (25) de uma reunião com líderes de movimentos estudantis, na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí -Adufpi.
 
Na ocasião, Rafael Fonteles defendeu o protagonismo da juventude, principalmente porque, segundo o pré-candidato a governador, os jovens geralmente são os mais afetados por políticas desastrosas, como as vivenciadas hoje no Brasil.

"Agradecemos  o convite, estamos muito felizes, inclusive nesse espaço onde estudei, que é a UFPI, vamos sempre defender essa unidade com os movimentos estudantis e toda a juventude. E aqui viemos ouvir esses jovens que devem ser protagonistas do processo político", afirmou Rafael, que receberá uma pauta de reivindicações dos movimentos estudantis para incorporar propostas ao seu plano de governo.

Dentre as propostas defendidas no plano de governo do time do povo está  pelo menos dobrar a oferta de vagas do ensino técnico profissionalizante, com prioridade para inclusão no mercado de trabalho, inclusive o ensino superior, no caso da Uespi, também deve considerar essa prioridade. 

"E a política para juventude tem que ser um eixo transversal, envolver a questão da cultura, lazer, esporte, segurança, etc. Precisamos, por exemplo, investir no lazer e na cultura porque também gera emprego, trabalho e renda", comenta Fonteles. 

Segundo a liderança do movimento estudantil e pré candidata a deputada federal Isadora Cortez, a União Brasileira dos Estudantes está do lado de quem defende a democracia, a escola e a universidade pública gratuita, direitos  fundamentais para todo cidadão. 

O representante da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Cássio Borges, ressaltou as conquistas dos estudantes e das universidades nos últimos governos democráticos, antes do governo Bolsonaro, como o aumento na oferta de cursos de mestrados e doutorados nas universidades públicas. 

Lideranças da União da Juventude Social-UJS, Movimento Popular da Juventude-MPJ e de outros movimentos estudantis também participaram do encontro.

Wellington Dias enfatizou a luta contra a privatização  das universidades públicas e aprovação da educação em casa, o homeschooling.

“Temos uma democracia sólida e que sustenta a mobilização que esses jovens fazem nas ruas, conversando e resistindo. Fiz parte também de muitas lutas, não é de hoje que as investidas são feitas para a privatização da educação. Vencemos uma e vem outra. Agora vem a batalha contra a privatização das universidades públicas e contra a educação domiciliar, tendo como exceção o ambiente hospitalar, mas educação se faz na escola. Parabenizo a mobilização do jovens líderes e o compromisso do nosso time é estar unido com a juventude, sem soltar a mão de ninguém“, frisou.

Os pré-candidatos ainda participaram na noite desta quarta-feira do encontro do Time do Povo organizado pelo suplente de vereador de Teresina João Pereira, no bairro Vale Quem Tem, na zona Leste de Teresina. Eles reuniram uma multidão para apresentar as principais propostas do plano de governo para a capital e o Piauí.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS