Pensar Piauí

Rafael Fonteles busca parceria para intercâmbio de alunos do Piauí em Singapura

Em reunião no Instituto de Educação Técnica do país, Rafael Fonteles conheceu experiências e buscou parcerias.

Foto: CcomRafael busca parceria para intercâmbio de alunos do Piauí em Singapura
Rafael busca parceria para intercâmbio de alunos do Piauí em Singapura

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (14), de reunião no Instituto de Educação Técnica (ITE) de Singapura, na Ásia, em busca de experiências e parcerias que contribuam com o desenvolvimento da educação piauiense. No encontro, o gestor demonstrou interesse em uma parceria com o ITE para a realização de intercâmbio de alunos da rede estadual de ensino do Piauí no país asiático.

Segundo o governador, o encontro foi importante para colher experiências e discutir parcerias para o aprimoramento do ensino técnico no Piauí. “Estamos muito interessados em estabelecer uma parceria para aprimorar o nosso modelo de ensino integral e técnico. Também buscamos uma cooperação para a realização de cursos e para intercâmbio contemplando estudantes da nossa rede estadual de ensino”, relatou Rafael.

O gestor destacou que o Piauí já é destaque nesse tema, sendo a unidade da federação com o maior percentual de alunos de ensino médio fazendo ensino técnico em escolas de tempo integral. "É um modelo que temos apostado e que amplia as chances dos nossos alunos no mercado de trabalho e na universidade”, frisou Fonteles.

O governador ressaltou ainda a importância do aprendizado a partir da prática e falou em investir cada vez mais em laboratórios, nas mais diversas áreas, nas escolas do Piauí. “Aqui, os alunos passam a maior parte do tempo nos laboratórios, com a possibilidade de acessar uma centena de cursos técnicos. A partir das experiências aprendidas aqui, vamos seguir investindo cada vez mais em laboratórios em nossas escolas de tempo integral para garantir a aprendizagem real dos nossos jovens, contribuindo diretamente com o futuro profissional deles”, disse o gestor.

Institute of Technical Education (ITE)

O ITE é referência em educação profissional e técnica no ensino médio. A organização tem como missão criar oportunidades para que os estudantes possam desenvolver habilidades, conhecimentos e valores essenciais para atender às necessidades do mercado de trabalho. O modelo adotado no país já está sendo executado e aprimorado no Piauí em meio aos investimentos em ensino de tempo integral.

O CEO do ITE, Bruce Poh, destacou o encontro como positivo e elogiou o interesse do governador do Piauí em educação profissional e técnica. “É um modelo educacional que garante mais e melhores oportunidades de trabalho aos nossos jovens”, finalizou o gestor.

Com informações da Ccom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS