Pensar Piauí

Rafael Fonteles anuncia modernização de abrigo de crianças em Teresina

Um ponto destacado na reunião foi o fortalecimento do Restaurante Popular, serviço que beneficia milhares de pessoas

Foto: CcomRafael Fonteles anuncia modernização de abrigo de crianças em Teresina
Rafael Fonteles anuncia modernização de abrigo de crianças em Teresina

Em reunião de monitoramento na tarde da segunda (22), o governador Rafael Fonteles tratou com a secretária de Estado da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Regina Sousa, de propostas de modernização e expansão das ações desenvolvidas pelo órgão. O chefe do Executivo estadual anunciou a reforma do Lar da Criança Maria João de Deus, instituição que abriga menores de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social, localizada na Vila Operária , em Teresina.

A ação compõe o Pacto pelas Crianças, uma união de esforços visando a melhoria e humanização do atendimento, comandada pela primeira-dama Isabel Fonteles. Como forma de estimular o acolhimento das crianças abrigadas, Rafael informou que aumentou o valor pago à família acolhedora.

“É importante que a gente tenha um bom abrigo para as crianças que terminam sendo abandonadas e a justiça coloca à disposição do estado para cuidar. O ideal é que uma família adote, ou pelo menos acolha essas crianças. Essa é uma política muito importante que nós, inclusive, vamos descentralizar, não vai ficar apenas em Teresina” declarou Fonteles.

Outro ponto citado na reunião foi o fortalecimento do Restaurante Popular, serviço que beneficia milhares de pessoas distribuindo alimentação de qualidade a baixo custo. Na pauta também foi tratado sobre assistência aos idosos e ressocialização.

A secretária Regina Sousa ressaltou os avanços registrados pelo Piauí na área social. Na avaliação dela, o sistema socioeducativo do estado, associado ao Pacto pelas Crianças, caminha para se tornar um dos mais eficientes do Brasil. “Isso porque não é só esse pacto que a gente lançou aqui, tem muito mais para a criança e o adolescente e ela está presente em todas as ações desenvolvidas pelo governo, que vem se mostrando muito capaz. Vamos reformar nossas estruturas, vamos ter o melhor sistema socioeducativo do Brasil”, frisou Regina Sousa.

O governador Rafael Fonteles ressaltou a importância do monitoramento das metas do governo para a área social. O gestor aposta na parceria com o ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para alavancar e dar agilidade a ações que beneficiam a população mais vulnerável. “Tudo isso está dentro do nosso planejamento para socorrer, ajudar, apoiar as pessoas que mais precisam no estado. É por isso que eu tenho muito orgulho da ex-governadora Regina Sousa, uma mulher de luta que sempre priorizou nessa luta da sua vida a atenção aos mais humildes, aos mais pobres como função principal do Estado” finalizou Rafael Fonteles.

Com informações da Ccom