Pensar Piauí

Rafael anuncia apoio para instalação de centro cultural em Campo Maior

Um prédio histórico será transformado em um ponto de cultura para oferecer atividades culturais, educacionais e esportivas

Foto: CcomRafael anuncia apoio do Governo do Estado para instalação de centro cultural em Campo Maior
Rafael anuncia apoio do Governo do Estado para instalação de centro cultural em Campo Maior

O governador Rafael Fonteles anunciou, na quinta-feira (27), o apoio do Governo do Estado para a instalação do Palácio das Artes e Cidadania de Campo Maior. A instituição vai funcionar no antigo Centro Operário Campomaiorense, um prédio histórico que se transformará em um ponto de cultura para realização de diversas atividades culturais, educacionais e esportivas.

O assunto foi tratado durante audiência, no Palácio de Karnak, em que o governador recebeu gestores da cultura e um talento da cidade de Campo Maior que vem ganhando projeção nacional, Luana Sousa, de 12 anos. Ela é uma das participantes do The Voice Kids, da TV Globo, e se classificou na primeira etapa do programa.

Luana estuda canto no Lar da Juventude, entidade apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que fomenta a cultura em Campo Maior.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, o talento de Luana foi descoberto durante a pandemia, quando a Secult fortaleceu os investimentos nas atividades culturais no estado. “Foi o período em que houve mais investimentos nos artistas e nas casas de cultura. A Luana vem justamente deste trabalho, no Lar da Juventude. Um grande diamante lapidado e dando frutos”, ressaltou o gestor.

A artista mirim disse que canta desde os cinco anos de idade. “Em 2021 entrei no projeto Lar da Juventude. Agora quero melhorar para que eu consiga passar para a próxima fase do The Voice Kids, mas independente do resultado eu já me sinto uma vitoriosa” disse a cantora.

Ampliação do projeto

O Lar da Juventude deve ser incorporado ao Palácio das Artes e Cidadania. Atualmente, a instituição funciona onde era a Cadeia Pública de Campo Maior, um espaço que foi adaptado com recursos do Governo do Estado para servir à população. O espaço físico atual está pequeno para o tamanho da procura. “Tem um prédio antigo que será reformado, assim como a cadeia pública que se tornou a escola onde a Luana estudou. Agora, eles querem um espaço bem maior que vai se chamar Palácio das Artes e Cidadania. O poder público vai ajudar para que nós tenhamos mais e mais talentos ali na região dos carnaubais”, anunciou o governador.

A instituição atende a 350 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, oferecendo aulas de teatro, balé, canto, coral polifônico, além de instrumentos musicais como saxofone, trompete, trombone, violino e violoncelo.

“No Palácio das Artes vamos conseguir atender mais de mil jovens e crianças. Esta ajuda do governo é fundamental. O espaço é grande, histórico e atende todas as nossas necessidades. Inclusive vamos trabalhar também formação escolar e esporte” acrescentou Gean Medeiros, presidente da Associação Centenário do Centro Operário de Campo Maior.

A reforma para instalação do Palácio das Artes está orçada em R$ 749 mil e deve ser executada sob supervisão da Secult, com investimentos do Governo do Estado, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura do Estado do Piauí (Siec).

O deputado estadual Fábio Novo, ex-secretário da Cultura; a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes; os pais e o professor de canto de Luana, também participaram da reunião no Palácio de Karnak.

Com informações da Ccom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS