Pensar Piauí

Racismo no futebol: Neymar pede punição a zagueiro

'Preconceito é inaceitável' disse o jogador em desabafo

Foto: TwitterNeymar discutiu com zagueiro espanhol durante jogo do Francês
Neymar discutiu com zagueiro espanhol após ataque racista 

Infelizmente, o racismo voltou a entrar em campo neste último final de semana. Neymar, craque brasileiro dos últimos anos, se envolveu em uma confusão no clássico entre Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha.

O jogador, expulso após dar um tapa no rosto do espanhol Álvaro González, disse que o rival o chamou de macaco em duas oportunidades no campo. Por mais triste que seja, situações como essa acontecem com cada vez mais frequência, e já atingiram Mario Balotelli, Taison, Dentinho e tantos outros jogadores que já sofreram com gritos preconceituosos vindo das arquibancadas, ou até dentro de campo.

Na ocasião, o brasileiro foi expulso após dar um tapa na cabeça do espanhol que, segundo ele, proferiu palavras de cunho racistas em sua direção.

Neymar usou suas redes sociais para se manifestar sobre o caso de racismo que sofreu neste domingo (13). 

Veja o desabafo de Neymar:

"Ontem me revoltei. Fui punido com vermelho porque quis dar um cascudo em quem me ofendeu. Achei que não poderia sair sem fazer nada porque percebi que os responsáveis não fariam nada. Não percebiam ou ignoravam. Durante o jogo queria dar a resposta como sempre, jogando futebol. Os fatos mostram que não consegui. Me revoltei...", iniciou Neymar.

"No nosso esporte as agressões, insultos e palavrões, são do jogo. Da disputa. Não dá pra ser carinhoso. Entendo esse cara em parte. Faz parte do jogo. Mas o preconceito e intolerância são inaceitáveis", destacou, reiterando que o espanhol proferiu palavras racistas contra ele.

O brasileiro, que no início da carreira chamou atenção ao se distanciar de discussões racistas, chegando até mesmo a afirmar que "não era negro", afirmou, dessa vez, que sente orgulho da cor de sua pele:

"Eu sou negro, filho de negro, neto e bisneto de negro. Tenho orgulho e não me vejo diferente de ninguém. Ontem eu queria que os responsáveis pelo jogo (árbitro, auxiliares) se posicionassem de modo imparcial e entendessem que não cabe tal atitude preconceituosa."

Neymar disse ainda que aceita a sua punição, já que agrediu um companheiro de trabalho e pode ser suspenso por até sete jogos, mas fez um apelo para a Federação Francesa para que Álvaro González também seja advertido: "Nós que estamos envolvidos no entretenimento precisamos refletir. Uma ação levou a uma reação e chegou onde chegou. Aceito minha punição porque deveria ter seguido no caminho da disputa limpa do futebol. Espero, por outro lado, que o defensor também seja punido."

Por fim, o camisa 10 do PSG e da seleção brasileira pediu um basta, dizendo que o racismo não pode mais existir: "O dano do confronto pode ser desastroso para ambos os lados, quer seja preto ou branco. Não quero e não podemos misturar assuntos. Cor de pele não há escolha. Perante Deus somos todos iguais."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS