Pensar Piauí

Racismo: chamada de 'Macaca' modelo aciona a justiça

'Não sou fetiche', diz Laís Silva após sofrer ataques racistas por negar encontro com homem que a assediou

Foto: Redes SociaisEnfermeira, modelo e rainha do carnaval de Belo Horizonte, Laís Aparecida da Silva
Laís Silva, enfermeira, modelo e rainha do carnaval de Belo Horizonte

Enfermeira, modelo e rainha do carnaval de Belo Horizonte, Laís Aparecida da Silva, de 25 anos, relatou à Polícia Civil, nessa terça-feira (1), o episódio que classifica como o mais agressivo de sua vida. Ela sofreu injúrias raciais após negar uma proposta de encontro com um homem que a abordou via WhatsApp. 

Nas mensagens, enviadas à jovem no fim de agosto, o agressor não economizou insultos. “Você é uma macaca, arrogante, idiota. Olha pra você, no máximo o que você serve é para poder saciar o fetiche de alguém”, diz um áudio recebido via WhatsApp. No boletim de ocorrência, registrado na 4ª Delegacia de Polícia Civil, Laís lista ao menos mais cinco mensagens semelhantes, recheadas de termos de baixo calão. 

"Eu me senti muito humilhada, agredida. Chorei muito. E me doeu também ele ter falado que estou solteira até hoje por conta disso, pelo fato de os homens me verem apenas como objeto ou para satisfazer um fetiche", desabafa. 

Indignada, ela espera que a denúncia feita às autoridades inspire outras mulheres negras. "Essas pessoas não podem se sentir à vontade para nos agredir. Eu não sou fetiche e não existo para servir ninguém. Estamos em 2020 e eu sou livre", afirma. 

Laís relata que já foi vítima de racismo em outras ocasiões. As agressões, porém, vieram camufladas de "elogio". "Num outro relacionamento que eu tive, a pessoa chegou a me falar que, no tempo da escravidão, eu seria mucama dele. Nunca mais eu ouço esse tipo de coisa calada", avisa. 

Racismo é crime

O autor dos recentes ataques racistas ainda não foi identificado. Segundo a enfermeira, o criminoso é insistente. Após os primeiros insultos, foi prontamente bloqueado no WhatsApp, mas passou a fazer contato usando outro número e continuou com as agressões. 

O crime de injúria racial está tipificado no Artigo 140 do Código Penal. A punição para o infrator vai de 1 ano a 6 meses de reclusão e multa. Além de prestar queixa na polícia, as vítimas de discriminação racial podem comunicar o fato por meio do Disque 100, canal que acolhe denúncias de violações de direitos humanos. 

Com informações do Estado de Minas 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS