Segurança Pública

Quer saber mais sobre a morte de Djidja Cardoso? Leia aqui

Djidja morreu na terça-feira, 28/05, em Manaus. Caso que tomou proporções nacionais


Foto: Montagem pensarpiauiDjidja Cardoso
Djidja Cardoso

Por Mário Adolfo Filho, jornalista, no twitter 

1.Pra quem não é do Amazonas e está perdido, explico aqui sobre o caso que tomou proporções nacionais;

2. Entre 2016 e 2020, Djidja Cardoso foi sinhazinha da fazenda do Boi Garantido;

3. No Festival de Parintins, são julgados 21 itens em cada boi por noite - a sinhazinha é o item 7;

4. A sinhazinha representa a filha do dono da fazenda. Ela precisa ter graça, desenvoltura, simplicidade, alegria e interagir com o boi e público.

5. Djidja morreu na última terça-feira, 28/05, em Manaus, aos 32 anos. A primeira notícia foi de que ela estava em profunda depressão, mas as causas da morte não foram divulgadas.

Foto: twitterDjidja Cardoso
Djidja Cardoso

6. A morte da ex-sinhazinha acabou tendo desdobramentos, de forma pública, quando começaram a vazar áudios da parentes dizendo que ela havia tido uma overdose e que a família inteira consumia drogas.

Foto: twitterDjidja Cardoso
Djidja Cardoso

7. Dois dias depois da morte, a Justiça decretou prisão da mãe, irmão e funcionários do salão de beleza que a família de Djidja tem em Manaus.

Foto: twitterDjidja Cardoso, mãe e irmão
Djidja Cardoso, mãe e irmão

8. A Polícia Civil do Amazonas agiu rápido e prendeu todos os envolvidos no mesmo dia. Eles já estavam tentando fugir.

Foto: twitterTentativa de fuga
Tentativa de fuga

9. Durante as buscas na casa da família, a polícia encontrou caixas de quetamina. Usada em humanos, a substância induz um estado de transe, proporcionando alívio da dor, sedação, perda de memória e efeitos psicodislépticos (alucinação).

10. Quando foi presa, a mãe de Djidja, Cleusimar Cardoso Rodrigues, disse que as pessoas ainda iam entender o que acontecia na casa.

11. A polícia suspeita que o óbito da ex-sinhá tenha sido provocado por overdose de quetamina. Inquérito aponta que Cleusimar e Ademar Neto, o irmão, seriam os líderes da seita “Pai, Mãe, Vida".

Foto: twitterInquérito indica uso de entorpecentes
Inquérito indica uso de entorpecentes

12. Inquérito da polícia aponta que o irmão de Djidja acreditava ser Jesus Cristo. Cleusimar, a mãe, se via como Maria e Djidja era comparada a Maria Madalena.

13. A polícia fez busca e apreensão na clínica veterinária Maxvet, em Manaus. O local é suspeito de fornecer quetamina para a família da ex-sinhazinha do Garantido.

Foto: twitterclínica veterinária
clínica veterinária

14. Quando foi preso, o irmão de Djidja, Ademar, disse para as pessoas conhecerem 'As cartas de Cristo'. A cartas, segundo os adoradores da teoria, foram enviadas por Jesus a uma mulher inglesa e propõe a evolução espiritual das pessoas.

Foto: twitterCartas de Cristo
Cartas de Cristo

15. “Ao longo das investigações, tomamos conhecimento de que Ademar também foi responsável pelo aborto de uma ex-companheira sua, que era obrigada a usar a droga e sofria abuso sexual quando estava fora de si", disse o delegado Cícero Túlio.

16. A polícia está investigando quais as causas da morte da avó de Djidjia, que morreu ano passado aos 82 anos. Parentes dizem que ela também foi drogada.

17. Polícia ainda investiga se esposa de irmão de Djidja foi drogada pelo marido em hospital. Audrey chegou a pesar 35 quilos no auge do vício.

Foto: TwitterCunhada de Dijdja

18. Terminou a audiência de custódia. Justiça não aceitou qualquer explicação. Todos serão encaminhados ao presídio que fica na BR-174, em Manaus.

Foto: TwitterTodos presos
Todos presos

19. O delegado responsável pela investigações sobre o caso, Cícero Túlio, confirmou nesta sexta-feira que Cleusimar Cardoso, mãe de Djidja, disse que ele precisava "entrar pra seita" para entender toda a história. 

Foto: TwitterDelegado convidado para a seita
Delegado convidado para a seita

20. Em fevereiro de 2024, Djidja revelou que estava com depressão em postagem comemorativa de 32 anos. “Só tenho a agradecer, principalmente por ter passado e superado esses meses doente (depressão, gastrite etc) em breve quando me se senti confortável eu conto meu testemunho, de como me recuperei e quis viver novamente”, escreveu.

21. “Eles induziam os seguidores a acreditar que, com a utilização compulsória da ketamina iriam transcender a outra dimensão e alcançar um plano superior e a salvação”, explicou o delegado da Homicídios.

Foto: TwitterQuetamina era usada para atingir outra dimensão
Ketamina era usada para atingir outra dimensão

22. Deputada @joanadarc_am investiga se eram aplicadas drogas nos animais da família. Em um dos vídeos, Ademar, irmão de Djidja, faz com que cobra inale fumaça. 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: