Pensar Piauí

Quase 100 crianças morreram na terra Yanomami em 2022, aponta Ministério dos Povos Indígenas

De acordo com a pasta, ao menos 570 crianças do povo yanomami foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome nos últimos anos

Foto: Reprodução/ministério da saúdeCrianças Yanomamis com desnutrição severa e malária são resgatadas em estado grave
Crianças Yanomamis com desnutrição severa e malária são resgatadas em estado grave

O Ministério dos Povos Indígenas, comandado por Sônia Guajajara, informou nessa sexta-feira (20) que 99 crianças do povo Yanomami morreram em 2022 por conta do garimpo ilegal na região. As vítimas foram crianças entre um a 4 anos. As causas da morte foram, na maioria, por desnutrição, pneumonia e diarreia. Também foram confirmados 11.530 casos de malária no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, distribuídos entre 37 Polos Base. As faixas etárias mais afetadas são maiores de 50 anos, seguida pela faixa etária de 18 a 49 e 5 a 11 anos.

De acordo com informações publicadas neste sábado (21) pelo portal G1, a pasta estima que ao menos 570 crianças foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome nos últimos anos.

O Ministério da Saúde decretou emergência de saúde pública. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Boa Vista (RR) para acompanhar os trabalhos dos ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde na terra Yanomami.


Com informações do 247

ÚLTIMAS NOTÍCIAS